Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Antiqvvm celebra 4 anos com jantar especial: “Ainda estamos a escrever a nossa história”

  • 333

Antiqvvm

Mario Cerdeira

O melhor ainda está para vir. Aos quatro anos, completados esta quinta-feira, 3 de outubro, vive-se um ponto de viragem no restaurante Antiqvvm, premiado com um Garfo de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa 2019.

O restaurante que tem Vítor Matos ao leme desde o início ganhou, no último ano, “uma nova maturidade e consistência” que levam o chefe a assegurar que este peíodo marca “um ponto de viragem”, confidenciou ao Boa Cama Boa Mesa. Um ano difícil, marcado pelo falecimento do principal accionista, Valdemar Gomes, em junho passado, mas que colocou toda a equipa “de olhos postos no futuro”.

Ainda estamos a escrever o que é o Antiqvvm, a nossa história”, assegura, intuindo que “boas coisas estão para vir”. Refere-se, também, à ambição de uma segunda estrela Michelin, mas “não a qualquer custo”.

O objetivo maior, assinala, é proporcionar um bom momento a quem aqui desfruta de uma refeição: “oferecer boa comida, cada vez mais concentrada em produtos portugueses, usando os clássicos internacionais - como o foie, o caviar ou as trufas - apenas como apontamentos”, concentrando-se em aperfeiçoar as suas melhores criações.

Aos fãs da sua gastronomia, colorida, divertida e comprometida com o produto e sabor, Vítor Matos assegura: “vou continuar a fazer a cozinha que me ensinaram”, na linha elegante, clássica e exigente da escola Escofier que sempre delimitou o trabalho do chefe, numa mescla entre tradição e inovação. “Não há semana em que não afine um prato”, revela. O caminho a seguir passa por “fazer tudo de modo mais genuíno”.

Numa experiência sofisticada e elegante como a proporcionada pelo Antiqvvm, não falta a cozinha “bonita, com vida e principalmente sabor” e nunca faltará, enquanto couber a Vitor Matos a assinatura dos pratos, um toque de humor. “Este é um restaurante que brinca com os sentidos”.

Com as três equipas bem alinhadas e coesas, “a conjugação perfeita para atingir o que patamar que queremos”, cozinha, sala e vinhos unem-se esta quinta-feira, 3 de outubro, para um jantar especial que celebra os quatro anos de vida do Antiqvvm (Rua de Entre Quintas, 220, Porto. Tel. 226 000 445).

Esta noite, já com casa cheia, a festa de aniversário faz-se com um menu de sete momentos, entre criações já emblemáticas do chefe e novas abordagens, que chegarão em breve à nova carta do restaurante.

Intemporal: Foie gras, Citrinos, Enguia fumada, alinhado com Niepoort 10 Anos White; Influências: Lavagante, Guacamole, Manga, Caril de Madras, Chilli, Ficóide, harmonizado com Redoma Rosé 2018; Ria Formosa: Bivalves, Gamba rosa, Ostra, Arroz carolino, Plâncton, Salicórnia, Limão, Gengibre, acompanhado com Conciso Branco 2016; Coral Marítimo: Salmonete, Carabineiro, Caviar Osietra Alpenkaviar, Codium, Ouriço-do-mar, Couve-flor, com VV Bairrada Branco 2015; Terra: Wagyu, Trufa, Aipo, Cebola, Noz fermentada, na companhia de Batuta Tinto 2014; Caçada: Pombo, Chocolate, Balsâmico di Modena, Milho, Foie gras, Beterraba, em harmonia com Poerinho Garrafeira 2012 e, por fim, Claus Porto 1887: Chocolate branco, Rosas, Framboesas, Lichias, servido com Niepoort Colheita 1997 Tawny fazem a festa à mesa.

O jantar, que custa €125 por pessoa, já tem lotação esgotada.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!