Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Covilhã celebra cherovia - pastinaca para os amigos - com quinzena gastronómica

  • 333

Produto endógeno da região, também conhecido como pastinaca, a cherovia é um tubérculo com a forma de uma cenoura e a cor do nabo. Muito utilizada em sopas e saladas, é também servida frita ou em puré. Muitas vezes referido como “um legume do antigamente”, a cherovia é associada à Bera Baixa e um dos emblemas gastronómicos da Covilhã. É neste contexto que o Puralã - Wool Valley Hotel & Spa está a promover até dia 13 de outubro, a Quinzena Gastronómica da Cherovia.

No restaurante e bistrô bar do hotel, o chefe André Oliveira preparou um menu especial dedicado a este produto endógeno, composto por Sangria de Cherovia como aperitivo e duas entradas à escolha: Pastel de cherovia com cogumelos, mozarela e sua compota ou Creme de couve-flor e patanisca e pistacho. Para prato principal, o menu sugere Tempura de truta e cherovia com mil-folhas de legumes ou Coxa de pato confitada com molho agridoce e polenta de cherovia e vegetais. Para fechar, as sobremesas revelam ousadia com Petit gateau de queijo da Serra com compota de cherovia e sorbet de limão e Quindim de cherovia com creme brulée de amêndoa e gelado de framboesa.

O menu, composto por uma entrada, um prato e uma sobremesa, custa €19. O vinho Beyra Reserva Branco ou a Sangria de pastinaca são as harmonizações sugeridas.

Sobre o Puralã - Wool Valley Hotel & Spa (Rua Alameda Pêro da Covilhã, Covilhã. Tel. 275330400) a edição 2019 do Guia Boa Cama Boa Mesa escreve: “No SPA fazem massagens com aplicação, através da lã, de um óleo 100% biológico, à base de azeite extra virgem da Beira Baixa. É um tratamento de assinatura que presta homenagem à cidade e à região, que se estende a outras áreas do hotel. A fachada recria um tear, os novelos e peças em burel dão as boas-vindas e os tecidos quentes consolidam o tema. Os 86 quartos rematam a dedicação à tradição. Experimente o restaurante e o bar, modernos mas atentos às raízes.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!