Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

BBQ Brazilian Barbecue Festival: Tonelada e meia de carne alimenta o maior churrasco do país

  • 333

Quando, no Brasil, se organiza um churrasco, o objetivo é passar o dia a conversar, conviver, beber e comer de manhã à noite, à volta da carne que se apura na grelha. A ideia, replicada no início de setembro, pelo segundo ano consecutivo, no Parque da Cidade de Paredes, promete um dia bem animado pela comida e animação musical brasileira.
"A cultura do churrasco vem apresentar o convívio entre família e amigos em volta do fogo com carne, cerveja e música, durante todo o dia”, explica Samuel Barros, do restaurante Fornalha e presidente da Associação Portuguesa de Churrasqueiros. Por isso, “o nosso lema este ano é #Fire #Food #Friendship #Fun" nota o chefe que vai coordenar o churrasco de cerca de tonelada e meia de carne que chega a diferentes tipos de grelhas durante o maior festival de churrasco de Portugal que regressa a Paredes entre 6 e 8 de setembro com 30 churrasqueiros a tratarem da carne grelhada das mais variadas formas. A entrada é livre.



O BBQ Brazilian Barbecue Festival convida a descobrir as carnes assadas em diversos estilos e de diferentes países: “fogo de chão” brasileiro, parrilha argentina, pitsmolker americano e o assado grego, totalizando 30 churrasqueiros de diversos países para além de Portugal. Brasil, Grécia, Irlanda e Inglaterra são nações representadas, sob a chancela da World Barbecue Association (WBQA), a maior instituição da Europa quando o assunto é churrasco, e a Associação Portuguesa de Churrasqueiros (APCh).

Durante os três dias de festa e convívio, é também divulgada a gastronomia brasileira noutras vertentes, destacando produtos como feijoada, tapioca, coxinha de frango, queijo coalho, gelado (picolé), açaí, água de coco, caipirinha, pastel, entre outros.

O objetivo é "dar a conhecer ao público, a cultura do churrasco de diversas partes do mundo, que é desconhecida por grande parte do povo português, e mostrar Portugal para o mundo através do churrasco”, refere um dos organizadores Alan Barros, do restaurante Fornalha, de Matosinhos e Vice-presidente da Associação Portuguesa de Churrasqueiros.



Durante o evento, o público vai poder assistir à confeção (com entrada livre) e também degustar carnes como costela no fogo de chão, leitão na cruz e borrego na cruz, servidos com acompanhamentos brasileiros. O churrasco no prato, com acompanhamento, custa €6.

Porque a ideia é também passar um fim de semana bem animado, além dos workshops de churrasco que acontecem diariamente ao fim da tarde, há ainda muita música a acompanhar: Batucada Radical e DJ Farofa, logo no primeiro dia, sexta-feira, 6 de setembro; Samba do B e Dj João Carioca – Samba Rock (sábado, 7) e Samba sem fronteiras e Victor Salvatti (domingo, dia 8); além de insufláveis para os mais novos se divertirem.



A organização do BBQ Brazilian Barbecue Festival é do restaurante Fornalha, Steakhouse e Pizzaria, em Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!