Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Só para duros: Vem aí um jantar só com cabeças e miolos!

  • 333

Quando um taberneiro e um cozinheiro ficam em frente a um fogão, o resultado é tudo menos previsível. E se os ingredientes que vão para o tacho forem cabeças e miolos, torna-se quase impossível antecipar o que dali vai sair. Sabe-se que o desafio está lançado, que Leopoldo Garcia Calhau, da Taberna do Calhau lançou o desafio a Vasco Coelho Santos do portuense Euskalduna Studio, que está a ser criado um menu de degustação de seis a oito pratos e que será servido dia 12 de agosto, apenas a 30 comensais.

Leopoldo Garcia Calhau diz que, em relação à ementa, “está tudo em aberto”. Que se lembrou de convidar Vasco Coelho Santos porque “juntar um taberneiro e a sua simplicidade e um cozinheiro com a sua complexidade era um desafio engraçado” e uma forma de trazer “o Vasco a Lisboa para cozinhar”. Da carta regular da Taberna do Calhau fazem parte as cabeças de cordeiro (serve duas dezenas por semana) e foi dai que surgiu esta ideia. Leopoldo diz que a ementa “não está fechada, mas vamos servir cabeças de porco, de borrego, de peixe e, provavelmente, de marisco, e ainda de vegetais”. Já os miolos vão ser, “basicamente de borrego e porco”.



Vasco Coelho Santos
confessa estar entusiasmado com a ideia de poder trazer “um bocadinho do Euskalduna a Lisboa”, mas promete ser “mais cozinheiro do que chefe”, andando já com umas ideias na cabeça de umas receitas de tacho, iguais às que se fazem em casa. Quanto às sobremesas, Leopoldo Garcia Calhau diz que ai, “a associação ao tem vai ser visual, com a escolha da noz que faz lembrar um cérebro em ponto pequeno”.



Ainda sem menu final alinhado e sem preço a cobrar por esta experiência de Cabeças e Miolos na Taberna do Calhau (Largo das Olarias 23, Lisboa. Tel. 215 851 937), assume-se que este jantar serve também para apresentar a Lisboa o Euskalduna Studio (Rua de Santo Ildefonso, 404, Porto. Tel. 935 335 301) que este ano escolheu a capital para realizar o terceiro aniversário. Será nos dias 5 e 6 de dezembro, na House of Hope and Dreams, a nova casa de Gonçalo Castel-Branco no bairro da Ajuda em Lisboa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!