Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Sardinhadas e mariscadas: No Algarve, o melhor do verão serve-se à mesa de três festivais gastronómicos

  • 333

@ Adilson Vicente

Não é só a água quentinha e o tempo ameno que atrai, por estes dias, à costa algarvia. Três festivais gastronómicos, em Faro, Olhão e Portimão, oferecem os melhores sabores do mar em clima de festa. Marisco, muito marisco, mas também boa sardinha da nossa costa assada na brasa, como manda a tradição. Em tempo de férias, a comida faz parte do roteiro. Em Faro, Portimão e Olhão, dedique-se à boa mesa nestes três festivais gastronómicos que celebram os bons produtos do Atlântico.

Festa da Ria Formosa em Faro

Até 4 de agosto, Faro celebra a Festa da Ria Formosa no Largo de São Francisco. Em pleno coração da capital algarvia, diversos restaurantes da região apresentam numa mescla dos sabores regionais, com especial destaque para o marisco do sul do país. São dezenas de pratos à base de marisco, com destaque para as cataplanas e os mariscos cozinhados à moda algarvia, como a amêijoa e o berbigão. Uma mesa onde não faltam também as ostras, os camarões, o mexilhão e a sapateira.
Quanto à animação musical, é assegurada por nomes como Micaela (30 julho); Rosinha (31 julho); Edna Pimenta (2 de agosto) ou Tony das Favelas (3 de agosto). A decorrer até dia 4 de agosto, das 19h00 à 1h00, a entrada na Festa da Ria Formosa tem entrada gratuita.

Festival da Sardinha de Portimão

Diz o ditado que se quer da mais pequenina, mas a rechounchuda, a escorrer molho na batata cozida ou sobre o pão, é uma mas grandes maravilhas gastronómicas do tempo quente. Tanto que Portimão lhe dedica uma festa: de 7 a 11 de agosto, a zona ribeirinha da cidade, junto à Avenida Guarané, transforma-se num recinto dedicado à bela sardinhada. Diversos restaurantes locais estão encarregues de preparar a refeição. Para acompanhar, há também animação musical: Amor Electro (dia 7); Bárbara Bandeira (dia 8), Marco Rodrigues (dia 9); C4Pedro (dia 10) e Expensive Soul (dia 11) animam as noites do Festival da Sardinha de Portimão. O recinto do Festival é também palco para o artesanato local e a doçaria regional que aqui podem ser apreciados em vários stands. Para os mais pequenos está instalado, junto à antiga lota, o Petinga Park, com insufláveis atividades gratuitas disponíveis entre as 18h30 e a meia-noite.
Ainda antes do início da festa propriamente dita, a 6 de agosto decorre uma recriação histórica do momento da descarga da sardinha. Numa viagem ao passado, a história deste hábito antigo revela-se em trajes, dizeres e meios de transporte interpretados por grupos de teatro locais, em conjunto com o Museu de Portimão. Segue-se uma mega sardinhada popular.

Festival do Marisco de Olhão

É no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa, que se servem alguns dos mais deliciosos mariscos da costa algarvia, fresquíssimos, apresentados em grande variedade e confeccionados da forma mais tradicional e natural, conservando todo o seu sabor. Do camarão aos percebes, das ostras às sapateiras, do arroz de marisco à paella, da lagosta à ameijôa, os ingredientes da ria e do mar estão bem representados à mesa e com o maravilhoso cenário da Ria Formosa como pano de fundo. O Festival do Marisco de Olhão conta ainda com animação musical diária: Matias Damásio com Áurea (dia 9); HMB (dia 10); Killer Queen (Tributo aos Queen) (dia 11); Paula Fernandes (dia 12); Ludmila (dia 13); Resistência (dia 14) atuam no Jardim Pescador Olhanense. Os mais pequenos podem ainda desfrutar de um Kids Club gratuito para crianças a partir dos 3 anos. A doçaria regional, o artesanato marcam também presençae ntre os dias 9 e 14 de agosto, das 19h30 à 1h30. Os bilhetes custam desde €7 (adultos); metade para crianças dos 7 aos 12 anos. O pack para os 6 dias custa €42 para adultos (metade para crianças).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!