Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

José Avillez fecha três restaurantes em Lisboa

  • 333

Photographer: Bruno Calado

A confirmação chega de forma discreta. O restaurante Za’atar, que juntou o chefe José Avillez ao chef libanês Joe Barza encerrou com pouco mais de nove meses de portas abertas. A justificação oficial é que o grupo de restauração, liderado pelo mais mediático e premiado chefe nacional, pretende dar outra utilização ao espaço, na Rua de S. Paulo, 24, em Lisboa. Dedicado à cozinha libanesa, abriu depois de um encontro entre José Avillez e Joe Barza no Gourmet Culinary Extravaganza no Conrad Algarve em 2016.

Mas o restaurante Za’atar não é o único a encerrar. Também a Pitaria, na Rua Nova da Trindade, em frente ao Bairro do Avillez fechou portas. A explicação oficial, garante fonte do grupo José Avillez, é que “foi um espaço, à semelhança do Za’atar que cumpriu os objetivos delineados, tiveram o seu sucesso, mas não se justificava que continuassem abertos”.



A Pitaria onde se serviam pitas inspiradas nos sabores do Médio Oriente vai dar lugar a um novo conceito com assinatura de José Avillez. Quando abriu começou por ser um espaço onde os colaboradores do grupo se pudessem juntar, decidiram abri-lo ao público no final de janeiro de 2018. Onde funcionou o Za’atar vai abrir um novo conceito do chefe José Avillez.



Também a Cantina Zé Avillez, na Rua dos Arameiros, 15, junto ao Campo das Cebolas encerrou. Abriu em março de 2018 e pretendia ser um restaurante virado para os almoços rápidos e para os lisboetas. Fonte do grupo José Avillez assume que esta foi uma aposta que não resultou e que nesta morada “não está previsto nenhum outro restaurante com a marca do chefe Avillez”.

Do grupo José Avillez fazem parte o premiado Belcanto, que sofreu recentemente remodelações, o Bairro do Avillez, o Beco - Cabaret Gourmet, ainda o Café Lisboa, a Cantina Peruana, o Cantinho do Avillez que se estendeu recentemente a Cascais, a Casa dos Prazeres e o Gourmet Experience El Corte Inglés Lisboa.

O Belcanto, a “Joia da Coroa”de José Avillez mudou-se recentemente para a porta ao lado, onde funcionou em tempos o restaurante Largo (Rua de Serpa Pinto, 10A, Lisboa). Com mais 150 metros quadrados que o original, tem mais 15 lugares e a cozinha à vista da sala. A última abertura do grupo foi o Cantinho do Avillez em Cascais, onde funcionou durante quatro décadas a pizzaria Lucullus (Rua da Palmeira, 6, Cascais). Antes o mesmo conceito tinha ido para o Porto (Rua Mouzinho da Silveira, 166 , Porto. Tel. 223227879) e para o Parque das Nações (Rua do Bojador 55, Lisboa. Tel. 218700365).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!