Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

NOS Primavera Sound com arroz do mesmo: Experiências gastronómicas para além da música

  • 333

Porque é que nos festivais de música tem de se comer mal? A pergunta sempre andou no ar para a organização do festival que chega este ano à sua oitava edição e não têm faltado opções para combater esse estigma. No recinto come-se - e bebe-se - também à moda do Porto, e este ano a experiência eleva-se com um programa que convida a um almoço de requinte acompanhado de bons vinhos no restaurante Gaveto, em Matosinhos, a dois passos do recinto do Primavera Sound.

Já nos habituámos à presença de espaços que fazem parte da identidade da cidade no recinto do NOS Primavera Sound - que começa hoje no Parque da Cidade do Porto e se prolonga até sábado, 8 de junho. Espaços como a Conga (bifanas); a Casa Guedes (sandes de pernil) ou a Padaria Ribeiro marcam presença desde a primeira edição, acompanhadas pelos vinhos do coletivo de produtores duriense Douro Boys; outros como a Leitaria da Quinta do Paço e a Cervejaria Gazela (pela primeira vez para o público em geral) estreiam-se nesta edição de 2019, numa oferta sempre diferenciada.

Este ano, o festival vai mais longe e promove uma experiência de gastronomia e vinhos num dos melhores embaixadores destes dois prazeres. A custa distância do recinto, o Gaveto revela na sua extensa ementa um pouco do que melhor há para provar na região, com predomínio dos peixes e mariscos - em foco nesta experiência - sem esquecer pratos tradicionais em dias fixos da semana que dão protagonismo às carnes. O programa decorre no sábado, integra a degustação de diversas entradas, com destaque para os mariscos frescos, arroz de lavagante e sobremesas, tudo bem regado por uma seleção apurada de vinhos dados à prova por um grupo de Douro Boys. A proposta, exclusiva para o almoço de sábado, inclui refeição e prova de vinhos, bem como bilhete VIP para o festival, está limitado a 50 participantes e custa €116 (bilhete individual) ou €177 (bilhete geral).

Numa montra eclética, restaurantes tradicionais da cidade - os snacks e francesinhas da Madureiras, os produtos do mar do Dom Peixe - convivem com a cozinha internacional - em bancas como o as carnes fumadas do norte-americano Wendys, a cozinha do catalão El Rebost de L'àvia e os gelados artesanais da Amorefrato.
O espaço acolhe também restaurantes que não sendo necessariamente embaixadores da comida portuense marcam forte presença na cidade. É o caso dos hambúrgueres do Munchie, do Bao’s - Taiwanese Burger, do Il Fornaio ou da cozinha saudável do How - Health on Weels.

Além da tradição, o food court do Primavera apresenta ainda propostas saudáveis e internacionais. Nesta edição, os comensais podem consultar em cada banca informação adicional sobre os 46 espaços de restauração, nomeadamente se apresentam opções sem glúten, vegetarianas ou vegan.

Na casa de campo (zona VIP) a oferta é também alargada em 2019. Estão disponíveis diversas food tracks, como a Tapi, a Amorefrato, a Confeitaria Ribeiro e a Camioneta, além de uma nova bancada para assistir aos concertos com vista privilegiada.



Do lado mais ambientalista, o festival apresenta também algumas novidades: Um parque de bicicletas para promover a mobilidade verde, a substituição do habitual programa do festival por uma App e dez lugares de estacionamento para carros elétricos, com carregadores, são as principais.

Além da comida, o espaço conta também com uma zona de mercado com 21 expositores nacionais e internacionais.

Agora, vamos à música. A edição de 2019 do Primavera Sound apresenta como cabeças de cartaz no Parque da Cidade do Porto, entre 6 e 8 de junho, nomes como Solange, Stereolab, Jarvis Cocker, Danny Brown e Peggy Gou (quinta, 6); Jay Balvin, Interpol, James Blake, Courtney Barnett, Mura Masa e Branco (sexta, 7); Erykah Badu, Rosalía, Nina Kraviz, Jorge Ben Jor, Modeselektor e Guided by Voices (sábado, 8). No total, mais de 70 bandas vão atuar ao longo de três dias e noites.

Conheça o cartaz e o programa completos no site do NOS Primavera Sound.

As datas para 2020 já estão definidas: o Primavera Sound decorre no segundo fim-de-semana de junho, entre os dias 11 e 13 e já tem uma banda confirmada: os norte-americanos Pavement.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!