Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

É tempo de cerejas: Altos voos entre as mesas e os céus do Fundão

  • 333

Até dia 30 de junho, 24 restaurantes, cinco pastelarias e sete bares do concelho do Fundão apresentam as suas propostas de melhores pratos e doces elaborados com a menina dos olhos da região: a cereja. “Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” celebra o emblemático fruto com gastronomia variada, entre pratos e doces, e bebidas, que podem ser apreciados um pouco por toda a cidade e arredores.



Sopa fria de cereja com natas, bife de atum com gaspacho de cereja e manjericão, perú com amêijoas, cerejas e coentros, minitarte de cereja marinada com balsâmico e natas batidas, folar de cereja e ouro e o já célebre Pastel de Cereja do Fundão são alguns dos pratos em destaque nas ementas dos restaurantes que participam na iniciativa Aqui come-se bem: Sabores da Cereja. São restaurantes como A Cereja (Hotel Príncipe da Beira), Alambique D’Ouro, As Tílias, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Divinus Lounge Bar, Marisqueira Bela Vista, O Beiral, O Boguinhas, O Calhambeque, O Telhas, Paladar’te, O Parque, O Pecado (Convento do Seixo), O Lopes e o Snack-Bar Sítio do Vale (todos no Fundão), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), Casa da Eira (Pêro Viseu), O Fernandes (Telhado), O Lagarto (Castelo Novo), O Mário (Cruzamento de Alcaria), O Pipo (Souto da Casa), Papas e Migas (Alcaria) e Papo D’Anjo (Alpedrinha).

Mas há mais. Plenamente dedicadas a destacar o lado mais doce da cereja, as pastelarias a Arte e Doce, Flor do Fundão, A Formiga e Paris (Fundão) e Mais Que Pão (Silvares) mostram delícias feitas a partir deste fruto.



Noutra abordagem, há vários bares que se dedicam a partir da cereja para elaborar bebidas onde este fruto é o elemento central, de que é exemplo o mojito de cereja apresentado pelo Convento do Seixo Boutique Hotel.

Outros bares aderentes são o Alaúde Café & Lounge, Bizas Bar, Kredo Bar, Praça Velha, Incógnito Bar e O Espanhol Bar (Carvalhal - Valverde).

O festival pretende apresentar pratos, doces e bebidas que tenham como elemento fundamental a Cereja do Fundão.


Cerejas e passeios de balão em Alcongosta
Em paralelo, numa visita à Beira Interior por estes dias não pode perder a animada festa anual dedicada à cereja que acontece em Alcongosta entre os dias 7 e 10 de junho.
Além da cereja do Fundão ao natural e diversos produtos à base de cereja, como doces, licores, gin, pastéis e bombons, a celebração inclui também muitos momentos de diversão para todas as idades. Há passeios de balão de ar quente, animação de rua, tasquinhas, concertos, artesanato, Comboio da Cereja, entre diversas outras atividades aliam-se a momentos musicais diários, com destaque para os concertos de Senhor Doutor, no sábado, dia 8, às 22h00, e de Tatanka, no domingo, dia 9 de junho, às 22h00.

Outros momentos altos da festa são os live-cookings com o chefe Rodrigo Alves, os workshops e os Chefes de Palmo e Meio, bem como o passeio pedestre Rota da Cereja, que terá lugar no dia 9 de junho, domingo, às 8h00.

Conheça o programa completo na página de Facebook da Festa da Cereja de Alcongosta.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!