Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Odemira: o polvo de 1001 maneiras em semana gastronómica

  • 333

Já começou a semana em que o polvo é rei no concelho de Odemira. Em 16 restaurantes do concelho, decorre até ao dia 9 de junho a Semana Gastronómica do Polvo e não faltam formas diferentes de consumir este típico molusco. De Boavista dos Pinheiros à Zambujeira do Mar, o Polvo do Sudoeste vai poder ser apreciado como ingrediente principal nos restaurantes aderentes.

Conte encontrar na carta destes 16 restaurantes com polvo preparado de diversas maneiras. Há arroz de polvo, em cataplana, à pescador, à Bulhão Pato, à lagareiro, frito, grelhado, assado no forno, de feijoada, de caldeirada, de fricassé, de tomatada, polvo panado, carpaccio de polvo ou ainda na tradicional salada de polvo. Com esta iniciativa, a autarquia quer valorizar um dos melhores produtos da costa de Odemira, ou seja, os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas.

O Polvo do Sudoeste Alentejano da zona de Odemira tem como atributos a especificidade do habitat da costa, aliada à diversidade de alimento, o que lhe confere características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num produto apreciado e extremamente procurado. Com tanta diversidade, o difícil será escolher de que forma é que o Polvo do Sudoeste Alentejano lhe vai chegar à mesa.

Na Marisqueira “O Josué” (Rua José António Gonçalves, 87, Longueira. Tel. 283 647 119), há Arroz Polvo e Salada de Polvo, enquanto que no Oásis (Praia das Furnas. Tel. 283 998 020) se sugere a Salada de Polvo, o Arroz de polvo, a Cataplana de polvo e o Polvo à casa. Se optar pelo restaurante O Escondidinho do Poço (Lago Brito Paes, 4, Odemira. Tel. 283 322 558) encontra à mesa Arroz de polvo, Polvo frito, Feijoada de polvo, Polvo à lagareiro com batata a murro, Polvo assado no forno e Salada de polvo.

No restaurante O Tarro (Estrada da Circunvalação, Odemira. Tel. 283322161), no âmbito da Semana Gastronómica do Polvo, há no dia 4 de junho, Polvo frito, no dia a seguir Polvo de fricassé, dia 6 serve-se Polvo à Lagareiro, dia 7 uma Salada de polvo e no dia seguinte, Arroz de polvo. Termina no dia 9 com Polvo de molho tomate. No restaurante O Bernardo (Avenida do Comércio, 6, Boavista dos Pinheiros. Tel. 283 386 476) serve-se Arroz de polvo, Salada de polvo e Polvo no forno com batata-doce.

Rumando ao restaurante Marisqueira Costa Alentejana (Rua Mira Mar, 8, Zambujeira do Mar. Tel. 969 434 870) encontra Polvinho grelhado com batata doce frita e Feijoada de polvo com camarão. No restaurante O Sacas (Entrada da Barca, Zambujeira do Mar. Tel. 283 961 151) serve-se além da inevitável Salada de polvo, o Polvo à pescador e o Polvo à Bulhão Pato, enquanto que na Cervejaria o “I” (Rua Mira Mar, 14, Zambujeira do Mar, Tel. 283 961 113) há Polvo frito à “Ti Carolino” e Polvo panado com arroz de feijão. Na Destilaria do Ferrador (Largo do Mercado, S. Luís. Tel. 283 976 256) encontra Polvo de tomatada com batata e Carpaccio de polvo. Preço médio: €15.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!