Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Apetece-lhe alta cozinha brasileira? Entregue-se nas mãos destes casais

  • 333

Lucilia Monteiro

Double date: Os Bonito convidaram; os Rueda aceitaram. Este fim de semana, dois casais apaixonados pela gastronomia, trazem a alta cozinha brasileira para mesas portuguesas. Eles preparam o jantar de sexta. Elas, o almoço de domingo. Conheça o encontro de dois casais apaixonados pela cozinha que promete refeições singulares, numa fusão de alta gastronomia e cozinha de conforto brasileira e portuguesa.

Tiago Bonito recebe Jefferson Rueda. Angélica Salvador, esposa de Bonito, recebe Janaina Rueda, esposa de Jefferson. Ambos preparam uma abordagem gastronómica a quatro mãos que cruza influências dos dois países em torno de ingredientes da terra.

Na lista dos melhores do mundo, e em 7º na América Latina, a Casa do Porco fica em São Paulo, Brasil, e tem Jefferson Rueda como chefe. O mestre brasileiro - que tem na carne de porco a principal protagonista da sua cozinha, focando-se na ideia de que é versátil e democrática - vem pela primeira vez a Portugal mostrar a sua arte. Esta sexta-feira, no Largo do Paço - Garfo de Prata pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2019 -, o restaurante do Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux (Largo do Paço, 6, Amarante. Tel. 255410830), comandado por Tiago Bonito, apresenta um menu único e irrepetível que junta a mestria dos dois chefes em torno desta proteína.

A segunda edição do evento “Par e Paço” junta na cozinha os dois chefes amantes dos produtos da terra e da época que combinam o melhor das suas experiências e raízes num menu de oito momentos. Sushi de Papada de Porco, Barriga de Porco Fumada, Tartar de Porco Maturado com Caviar, Cabeça de Xara com Gambas e Maçã Verde, Arroz de Suã com Frutos do Mar Locais ou Pancetta com Goibada, são apenas alguns dos pratos à prova na noite de sexta-feira, dia 24 de maio. O menu de oito pratos, que começam a desfilar pelas 19h30, custa €100 por pessoa, com bebidas incluídas, cortesia dos vinhos Symington.

Além de chefe da Casa do Porco e do Hot Pork, e consultor do Bar da Dona Onça, Jefferson Rueda sonha deixar um legado sobre o resgate da cultura da carne suína e, através do seu trabalho com produtos artesanais, consciencializar para uma alimentação de qualidade.

Almoço de domingo
No domingo, ao almoço, é a vez de Angélica Salvador chefe do Restaurante IN Diferente - Novidade no Guia Boa Cama Boa Mesa 2019 - (Rua Dr. Sousa Rosa, 23, Porto. Tel. 911033315) e esposa de Tiago Bonito receber Janaina Rueda, chefe do Bar da Dona Onça, em São Paulo e esposa de Jefferson Rueda para um repasto singular em torno da cozinha brasileira de conforto.



Este almoço pretende ser um momento de boa disposição e partilha entre as duas chefes para com o público. O objetivo é recriar os almoços no Bar da Dona Onça, onde o convívio e a descontracção são inseparáveis de uma culinária cuidada, com apontamentos tropicais, mas sobretudo de conforto.

O almoço - composto por welcome drink, entradas, prato principal e sobremesa, além de diversos ‘mimos’ confeccionados pelas chefes - custa €40 por pessoa com vinhos incluídos e do portefólio das casas Symingtons e Graham´s parceiras da vinda do casal a Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!