Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Arroz, arroz e mais arroz, o Carolino é rei de festival gastronómico

  • 333

Andre Roque

Está de volta a Samora Correia, no concelho de Benavente, o grande Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. A terceira edição começa hoje, sexta-feira, dia 17 de maio, e termina no domingo, com direito a muitos pratos de arroz, mas também a música e outras atividades lúdicas.

É na grande tenda designada como "Praça do Arroz" que tudo se vai passar. A entrada é livre, só paga depois o que consumir. É neste espaço que, a cada dia, os três restaurantes aderentes apresentam à prova a sua versão de como se deve cozinhar o arroz carolino. São servidos três menus - o Infantil, o Festival e o Gourmet – que, em comum, têm apenas a sobremesa feita à base de arroz-doce. Os preços dos pratos variam entre €8 e €13 e vão desde Arroz de frango e Arroz primavera para os mais pequenos, até Arroz da horta com enchidos, Arroz malandro de tomate e bacalhau, Arroz de cabidela, Arroz de lingueirão e Arroz do mar. Conte também com Arroz cremoso de choco negro, de Carne brava, Moamba ou de Pato e Arroz de feijão com enguias fritas.

Este ano, estão previstos 15 menus de arroz carolino. Arroz de coelho com ervilhas, Arroz de marisco, Sushi ribatejano ou Arroz malandro são alguns dos pratos que vai poder provar, todos pensados pelo chefe Luís Machado.

Do cartaz do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. em Samora Correia, constam ainda várias degustações e showcookings, além de diversas atuações musicais. No recinto pode apreciar bancas de artesanato e de produtos regionais, e os mais novos podem divertir-se nas áreas lúdicas.

Quem preferir queimar as calorias antes ou depois de provar as opções do festival, pode participar na “Caminhada do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas”, que terá o percurso específico da rota das lezírias — uma distância total de dez quilómetros, considerada pela organização de dificuldade acessível. As inscrições gratuitas estão abertas até à véspera da corrida, que está marcada para o dia 19 de maio. No final, todos os atletas participam numa grande aula de dança.

Consulte a programação completa na página do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!