Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Desafio em Vendas Novas: quem quer ser "O Rei da Bifana"?

  • 333

@ municipio de vendas novas

Com entrada livre, a segunda edição da Feira da Bifana, vai decorrer entre sexta-feira e domingo (17 a 19 de maio) no Parque de Feiras e Mercados de Vendas Novas. Conhecida como a Capital da Bifana, a cidade alentejana não quer deixar a fama e o proveito em terra alheia junta, no mesmo espaço, oito estabelecimentos detentores da marca "Bifanas de Vendas Novas". A previsão aponta para que sejam vendidas mais de quatro mil unidades, que juntam, garante a organização, o melhor bife de porco, o melhor pão e os melhores molhos.

A abertura oficial da Feira da Bifana está agendada para as 19h00 desta sexta-feira (o encerramento ocorre domingo, às 20h00). A partir dessa hora vai poder provar as propostas da Bifanas & Companhia, da Casa do Benfica em Vendas Novas, da BVN - Casa Original, d’ A Chaminé, da QM QB, do Passion Café, d’ O Silva e ainda da rulote O Menino de Ouro. Para acompanhar as bifanas, a Câmara Municipal de Vendas Novas assegura um diversificado programa cultural, do Cante Alentejano às fanfarras, e das sevilhanas aos sempre animados bailes. Garante-se, também, que cerveja não vai faltar!

O ponto alto e grande novidade desta segunda edição da Feira da Bifana está marcado para sábado, dia 18 de maio, às 16h00, com a realização do concurso "O Rei da Bifana" (que também pode ser ma rainha!), que vai, obviamente, premiar quem conseguir comer mais bifanas em 10 minutos. Pode aceder à ficha de inscrição para "O Rei da Bifana" e ficar a saber que tem de ser maior de 18 anos e que é obrigatório deixar um contacto emergência. Entre as regras do concurso referência para o ponto 9: “Após o sinal final, será aplicada uma regra de não-reversão, concedendo-se 1 minuto para que os concorrentes mantenham a comida no estômago. Se isso não acontecer, haverá desclassificação do concorrente”.

Como se anuncia na página oficial da Feira da Bifana, “falar de gastronomia em Vendas Novas é falar sobretudo de bifanas (…) Não é uma bifana qualquer. Não é apenas carne no pão. Feita com um bife de lombo de porco bem batido, frito num molho secreto, servido dentro de um papo-seco mais ou menos torrado, a bifana é a maior referência gastronómica do Concelho. Nascida e criada na Rua da Boavista, é também aqui que se concentram a maior parte dos cafés especialistas nesta matéria e a zona mais procurada por quem cá passa ou vive”. Segundo os dados divulgados pela Câmara Municipal de Vendas Novas, estima-se que no município sejam consumidas, por mês, cerca de 90.000 bifanas!

A par da Feira da Bifana decorre a tradicional e histórica Feira de Maio que, para além da venda de produtos regionais, roupa, calçado, hortícolas, animais, plantas e bugigangas, tem um programa musical próprio, destacando-se as atuações de Os Azeitonas e de Mickael Carreira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!