Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Ceia ou quando o jantar de uma vida junta Pedro Pena Bastos e António Galapito

  • 333

Restaurante Ceia

José Ventura

Esta quinta-feira, dia 9 de maio, a partir das 19h30, o restaurante Ceia, em Lisboa, recebe o segundo jantar da iniciativa Lifetime Dinner Series, em que chefe anfitrião, Pedro Pena Bastos, convida um cozinheiro “nosso amigo para vir a nossa casa cozinhar e partilhar o seu backround de uma forma despretensiosa e muito direta”. E quinta-feira, é a vez de António Galapito. As explicações são dadas por Pedro Pena Bastos, que trouxe para Lisboa um conceito único de mesa partilhada. Eleito como Revelação 2019 pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, o Ceia junta, numa única mesa e com um único menu 14 pessoas que se não se conhecem. Antes da refeição são servidos alguns snacks e espumante na zona comum do Santa Clara 1728, um palacete transformado em alojamento de charme. Se o conceito é inovador, o chefe que o desenvolveu, das receitas ao serviço, e sem esquecer as loiças, não é um novato, apesar de ter apenas 28 anos. Pedro Pena Bastos já foi premiado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, em 2016. Cada ceia é uma experiência única e irrepetível e, garantidamente, mais uma razão para justificar a ideia associada aos Lifetime Dinner Series.

Reconhecido com um dos mais influentes cozinheiros da nova geração, Pedro Pena Bastos leva ao Ceia, esta quinta-feira, dia 9 de maio, outro nome em crescendo na gastronomia nacional: António Galapito, atualmente à frente do restaurante Prado, também em Lisboa.

“Toda esta atmosfera, o ambiente intimista e exclusivo de ser apenas uma mesa, cria uma proximidade entre as raízes de ambos os chefes, o que na minha opinião, sinceramente, é muito satisfatório para quem esta sentado à mesa. No fundo é um upgrade da própria experiência que diariamente nos esforçamos para entregar aos nossos clientes. A dinamização dos produtos nacionais, dos pequenos produtores e do ciclo dos produtos é algo que eu sempre defendi e que é uma das bases destes jantares”, antecipa Pedro Pena Bastos, que revela ainda que o objetivo é conseguir organizar estas experiências gastronómicas cada dois meses. Recorde-se que o primeiro Lifetime Dinner Series teve como convidado Maksut Aşkar, chefe de nacionalidade turca e responsável pelo restaurante Nelokal, em Istambul.

Relativamente ao jantar desta quinta-feira (€150, com vinhos) em parceria com António Galapito, o chefe Pedro Pena Bastos promete um “show case do que Portugal tem para dar e pratos com combinações mais arrojadas”: “Espero que os clientes, sentados a mesa sintam o mesmo entusiasmo como nós, quando recebemos um chefe e partilhamos a nossa cozinha. Acredito que a cozinha une as pessoas e essa será sempre a prioridade”, conclui o chefe do restaurante Ceia (Santa Clara 1728, Campo de Santa Clara, 128, Lisboa. Tel. 964362816).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!