Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Há estrelas no Alentejo: L’AND & Friends celebra gastronomia portuguesa

  • 333

Nova carta do restaurante L'AND

Carlos Vieira

Celebrar a gastronomia portuguesa, sob o céu estrelado do Alentejo, num jantar único a oito mãos. Esta é a proposta do resort L’AND Vineyards, localizado em Montemor-o-Novo, para a noite de quarta-feira, 15 de maio. Com uma estrela Michelin, o restaurante L’AND é liderado, desde o início deste, por José Tapadejo, que já integrava a equipa de Miguel Laffan, responsável pelos prémios, nacionais e internacionais, conquistados nos últimos anos.

Assumindo-se, ainda que de forma informal, que 2019 é um novo ano zero para o restaurante L’AND, o novo chefe-executivo quer, também, manter o resort na rota dos grandes eventos gastronómicos nacionais e, para tal, o calendário conta agora com a iniciativa L’AND & Friends, que arranca com uma noite especial em que José Tapadejo convida Dieter Koschina, chefe do algarvio Vila Joya (2 estrelas Michelin e Garfo de Ouro, do Guia Boa Cama Boa Mesa 2019), Pedro Pena Bastos, responsável pelo restaurante Ceia (Revelação 2019, do Guia Boa Cama Boa Mesa), em Lisboa, e Márcio Baltazar, o chefe pasteleiro do Ocean (2 estrelas Michelin e Garfo de Platina 2019) para um jantar gastronómico a oito mãos que pretende “celebrar a gastronomia portuguesa”.

Nascido em Castelo de Vide, o chefe José Tapadejo, “materializando a sua vivência alentejana e uma memória esquecida”, abre o jantar com uma entrada batizada de “Raízes”, que junta a beterraba, o tupinambur (girassol-batateiro) e a raiz de coentro. Por sua vez, Pedro Pena Bastos apresenta a surpreendente “Lula, caviar, avelã e bergamota”, uma variação que conjuga sabores inesperados que o chefe tem trabalhado no Ceia. “Em homenagem ao Alentejo”, Dieter Koschina, que está a celebrar 20 anos da segunda estrela Michelin no Vila Joya, prepara Toro com rabanete e dashi. Para fechar o jantar, Márcio Baltazar, numa sobremesa que já fez história no restaurante Ocean, deixa um “alerta para a questão da poluição dos nossos oceanos”, com “Lixo”, preparado com cardamomo, papaia e caju. Fecha o jantar, o chefe anfitrião com Chocolate L'AND.

Saiba mais sobre o chefe José Tapadejo e as novas propostas do restaurante L’AND (Herdade das Valadas, EN 4, Montemor-o-Novo. Tel. 266242400), na recente reportagem Boa Cama Boa Mesa, intitulada A nova vida do restaurante L'And Vineyards.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!