Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Acabou a espera. Os caracóis já chegaram ao Apolo 78!

  • 333

Jose Lorvao

A espera foi longa. Devagarinho, os dias tornaram-se maiores, o termómetro aumentou aos poucos o mercúrio e os caracóis, finalmente, atingiram aquela fase perfeita para entrarem na panela. Em Loures, no restaurante Apolo 78, hoje celebra-se este regresso e a partir das 17h30 volta a ouvir-se na sala: sai mais um pratinho de caracóis para a mesa do canto. A festa conta com os tradicionais, cozidos, mas há ainda especialidades da casa, como os caracóis à Bulhão Pato, e não será de espantar uma ou outra novidade. Afinal de contas, nos anos anteriores serviram-se pasteis de nata com caracol, empada de caracol e até um improvável bombom de chocolate, feito com doce de ginja e, claro, caracol.



A festa do regresso do caracol no restaurante Apolo 78 conta ainda com animação, música e algumas surpresas, não fosse Vitor Apolo um criativo anfitrião, cujo propósito é, a cada ano que passa, surpreender os clientes. Esta ano há um saxofone que serve cerveja e uma mão cheia de outros trunfos, cuidadosamente guardados e prontos para amanhã chegarem às mesas. Mas este espaço, em Loures é muito mais do que um muito recomendável “templo” do caracol cozido.



A segunda-feira no restaurante Apolo 78 é o dia do bacalhau, nas últimas serviu-se um Bacalhau à São Martinho e às terças servem-se Chocos à Bulhão Pato. À quarta-feira, enquanto a temperatura não se fixa em valores mais altos, serve-se um completo Cozido à Portuguesa, à quinta-feira chegam à mesa as Favas à Saloia, com enchidos regionais e o entrecosto, pequenino mas suculento, como se quer. A sexta-feira é dia de Pato no forno com laranja e arroz de miúdos, sempre com outras opções, confecionadas por mão certeira e ao sabor quer dos mercados, quer das estações do ano (preço médio: €10).



Quem não for amante dos moluscos gastrópodes terrestres cozidos, nome técnico dos caracóis, continua a ter razões para passar pelo restaurante Apolo 78 (Rua Dili, 3, Loures. Tel. 309 953 324). Há, disponível, uma carta de petiscos com pequenas porções para acompanhar a conversa, que podem incluir Linguiça frita com Farinheira, Túbaros simples ou com ovos ou uma Fritada de carne de porco. Conte ainda com Moelas e, ao fim de semana, com uma seleção de marisco fresco. Se quiser Ostras, também há, mas apenas por encomenda.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!