Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Uma quinzena para celebrar as Comidas d'Azeite em Marvão

  • 333

Em homenagem aos produtores de azeite locais e, sobretudo, com a intenção de dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia, o Município de Marvão promove, até 17 de março, a Quinzena Gastronómica do Azeite.
Numa altura em que os lagares da região terminam a sua campanha, 15 restaurantes marvanenses dão o papel principal a um dos produtos endógenos da região, apresentando uma ementa à base do azeite representada num prato original, especialmente concebido para a 14ª edição das Comidas d’Azeite.

Nas ementas dos restaurantes entre Marvão e Portagem encontram-se a açorda de ovas feita com azeite de azeitona galega acompanhada de sável frito, lombo de bacalhau em azeite de Marvão e alho, miolo de camarão e espargos selvagens, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, arroz de línguas de bacalhau com azeite de azeitona galega, entre muitos tantos outros que se apresentam em mais de uma dúzia de restaurantes locais.

No restaurante Casa do Povo (Travessa do Chabouco, Marvão Tel.245993160) a proposta assenta no Bacalhau assado em azeite, tomate, pimento, cebola e alho, com batata frita aos cubinhos (€11), ao qual se juntam também a açorda de bacalhau, a alhada de cação e as migas de pão com carnes fritas.

No ponto mais alto da vila, o restaurante da Pousada de Marvão, com uma vista deslumbrante que se estende até à vizinha Espanha, há um menu especial para celebrar o azeite. Por €27 por pessoa estão incluídos Cogumelos salteados em azeite e alho, costeleta de borrego aromatizadas em azeite ou choco com batata torneada em azeite, salsa e cebola, e pudim de mel e azeite para terminar.

Ao longo desta quinzena há ainda tempo para celebrar dois momentos que fazem parte da história da raia: a Rota do Contrabando do Azeite, a 10 de março, e o tradicional almoço convívio, no dia 17 de março, que marca o encerramento das festividades.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!