Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

O melhor do restaurante Al Quimia em dois jantares especiais

Ricardo Bernardo

Vai ser uma espécie de “chuva de estrelas” da ementa do Al Quimia. Esta sexta-feira e sábado (19 e 20 de outubro), servem-se os melhores pratos confecionados no restaurante do EPIC SANA Algarve, em Albufeira, nos últimos cinco anos. Sob o mote “Everything old is new again”, estes jantares (120, vinhos incluídos) estão abertos ao público e serão viagens revivalistas, à luz da cozinha moderna do chefe Luís Mourão.

Com o “welcome cocktail”, saem três snacks – o Pato, a Brandade de bacalhau e funchoe a Amêijoa- que representam eventos em que se trocaram experiências entre chefes, enólogos e clientes. Confirmando o foco no peixe e no marisco, característico do Al Quimia, segue-se a recente versão do Mexilhão.

A abrir a degustação, a Cavala curada, prato de 2017, que termina de empratar à mesa com um granizado refrescante. Com as Vieiras (2015), recupera-se uma proteína habitual no Al Quimia. Em 2017, o Carabineiro e a amêndoa inspiraram o Dia dos Namorados e voltam também a ser revisitados.

O sempre apetecível Foie-Gras 2013/2014 já conheceu várias apresentações. Desta vez, é para degustar com brioche. Já a nobreza do Salmonete (2017) acompanha com uma bola crocante recheada com arroz de tinta de choco.

Depois de se navegar pelo mar, sugere-se a carne. A Pintada 2016 é recheada com cogumelos e guarnecida com beterraba, acelga, e um molho rico de frango e trufa. Representa “as várias técnicas desenvolvidas durante os anos”, enquanto a Black-Angus 2015 remete para o sucesso dos jantares sensoriais do Al Quimia (EPIC SANA Algarve Hotel, Pinhal do Concelho, Praia da Falésia, Olhos de Água, Albufeira. Tel. 289104300)

O Queijo de Cabra 2015, a sobremesa “que deixa os clientes a falar pela sua irreverência e complexidade de sabores”, foi replicada para corneto. Termine com o Chocolate de 2014 e o Chocolate 2015,“um dos momentos mais marcantes de todos os jantares sensoriais”.

“O Al Quimia começou com uma cozinha de autor, uma carta inspirada nos produtos regionais, na sazonalidade e na cozinha mediterrânea. Com a constante evolução, chegámos a uma cozinha com a mesma essência, mas com técnicas novas, criando novas texturas, sabores e sensações, tendo apenas menus inspirados no que de melhor o Algarve tem, com criações surpreendentes e desafiadoras”, comenta Luís Mourão.

O restaurante Al Quimia integra o EPIC SANA Algarve, hotel localizado, em Albufeira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!