Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

O Bitoque, segundo Henrique Sá Pessoa!

  • 333

Se há prato que pode simbolizar a cozinha de conforto em Portugal, esse prato chama-se bitoque e apesar de muita gente o querer resumir a um simples bife com batata frita e arroz, há muito mais ciência na preparação deste símbolo gastronómico nacional. Henrique Sá Pessoa que o diga, ou melhor, que o cozinhe, uma vez que, como diz o ditado de uma forma ligeiramente adaptada, bitoques há muitos.



O bitoque de Henrique Sá Pessoa, servido no Balcão no Gourmet Experience do El Corte Inglés, quer ser perfeitamente inesquecível. Diz a sabedoria popular que para ser perfeito, um bitoque tem de ser um bife de carne de vaca do pojadouro, frito, e servido com molho e picles. Aos olhos, assume o chefe, tem de parecer suculento, e à boca tem de ser tenro. E claro, servido obrigatoriamente com batatas fritas, regularmente também com arroz. Mas é imprescindível, garante o chefe, que chegue à mesa com ovo estrelado por cima – o famoso bife com ovo a cavalo.



E é assim que ele é servido no Balcão no Gourmet Experience do El Corte Inglés. Inclusivamente, Sá Pessoa diz que o que serve mais não é do que uma homenagem a um prato clássico que, apenas pode ser aprimorado na técnica e na qualidade dos ingredientes. Aos olhos pode parecer bastante simples, mas há um truque escondido na hora de preparar o ovo. A gema é separada da clara, e depois cozinhada a baixa temperatura para que quando quebrada apresente uma textura cremosa, e não líquida. Por cima do bife, a primeira camada é a clara estrelada, a segunda uma cama de picles caseiros, e, por fim, a gema reluzente.

Como convém, no Balcão no Gourmet Experience, do El Corte Inglés o bitoque (€18) serve-se como se quer, guloso, e cheio de molho onde afogar o pão. O de Henrique Sá Pessoa é feito com alho, manteiga, vinho branco e mostarda. Já agora, deve ser acompanhado por um copo de vinho.



O Balcão é um dos espaços de assinatura mais concorridos do chefe Henrique Sá Pessoa e um sucesso do sétimo piso do El Corte Inglés (Gourmet Experience, Piso 7, Avenida António Augusto Aguiar, 31, Lisboa. Tel. 910040113). Com um ambiente inspirado nas tabernas portuguesas, o Balcão revela uma vertente diferente do premiado chefe, que aqui faz jus à cozinha portuguesa, mas com uma pitada de criatividade.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!