Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Celebrar o Vinho do Porto com a cidade a seus pés

Não podiam estar melhor localizados: Tanto o clássico Barão Fladgate (Rua do Choupelo, 250, Vila Nova de Gaia. Tel. 223 772 951) como o mais recente Vinum (Rua do Agro 141, Vila Nova de Gaia. Tel. 220 930 417) inserem-se em plenas caves de vinho do Porto.

São, por isso, e especialmente hoje, o dia em que se celebra o Dia Internacional do Vinho do Porto, cenário mais do que perfeito para assinalar a efeméride. A data recua a 1756, quando, a 10 de setembro, o Marquês de Pombal iniciou o processo de demarcação daquela que é a mais antiga região vínica do Mundo.

No local onde estes vinhos singulares repousam e evoluem, de copo (sempre) na mão, os dois espaços propõem não só os vinhos emblemáticos que envelhecem ali ao lado, mas acrescentam-lhe harmonizações gastronómicas que sublinham a riqueza dos néctares.

Nos jantares vínicos disponíveis no contexto do Port Wine Day, a sugestão do Barão Fladgate, em plenas Caves Taylor’s, tem início com Vieiras sobre pêra Rocha cremosa, abobora assada, laranja, mini acelga, amêndoa do Douro tostada e molho de caril, guarnecido com rúcula, a casar com Taylor’s Chip dry tónico, continua pelo Vitelão Maronês com batata doce roxa, lapela de pimenta rosa, cebolinhas em vinho do Porto, cenoura baby sobre ervilha trufada e trompetas da morte com Taylor’s Late Bottled Vintage 2013 e finaliza com Creme Brulle de caramelo sobre cumble de frutos secos, pipocas caramelizadas e groselhas, gelado de framboesa, harmonizado com Taylor’s 10 year old Tawny (6 cl). O repasto custa €48 por pessoa.


No Vinum, os vinhos da Symington são as estrelas que brilham ao lado do Ceviche verde – o melhor peixe do mercado de Matosinhos (Anselmo Mendes Contacto 2016), seguindo-se um dos mais emblemáticos pratos da casa, o Entrecôte de Vaca Velha com mil folhas de batata e pimentos, mini legumes ou Seleção de queijos (Stilton e Curado), a ligar na perfeição com um
Quinta do Ataíde “Vinha do Arco” 2014 ou Graham’s Quinta dos Malvedos Vintage. À sobremesa, a Pêra escalfada em Graham’s Extra Dry Port com gelado de chocolate branco caramelizado casa com
Graham’s 20 Year's Old Tawny || Graham’s Six Grapes.
O jantar custa €55 por pessoa.

Saiba mais sobre a programação do Port Wine Day.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!