Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante EMO: Quando o Algarve (também) celebra o Vinho do Porto

Restaurante EMO

Sven Ellsworth

Até quinta-feira, dia 6 de setembro, o Anantara Vilamoura (Chave de Ouro, na edição 2018 do Guia Boa Cama Boa Mesa) associa-se ao evento Port Wine Day, que celebra a criação da mais antiga região demarcada do mundo: o Douro vinhateiro, decretada a 10 de setembro de 1756, por iniciativa do Marquês de Pombal. O programa da iniciativa está centrado no Porto e no Douro, mas a sul, o resort algarvio junta-se à festa com várias iniciativas, destacando-se o menu especial servido pelo EMO, que recentemente foi eleito um dos melhores restaurantes vínicos do mundo pela prestigiada revista norte-americana de vinhos Wine Spectator.

Assim, entre sábado, dia 1 e quinta-feira, dia 6 de setembro, o Restaurante EMO tem disponível um menu de degustação especial dedicado ao Vinho do Porto (€155, com bebidas incluídas) preparado em conjunto pelo chefe Bruno Viegas e o Wine Guru Bruno Cunha. Creme de uva e amêndoa (Tuile de vinho do porto, óleo de amêndoa e uva em calda) é servido com Adriano, um Porto branco da Casa Ramos Pinto, abre o jantar, seguindo-se Bacalhau Tinto, com broa, feijão-frade e pickle de couve harmonizado com Messias, um Tawny 10 anos. Depois, à mesa do Restaurante EMO, chega Polvo na brasa, em versão patanisca com pera bêbada, que tem a companhia do Porto Niepoort Crusted (Eng. 2014) e Lombo de borrego braseado casado com Dow's Quinta Senhora da Ribeira Vintage 2015. Para fechar, a sobremesa representa uma “Homenagem do Algarve ao Abade de Priscos”, celebrada com Taylor`s Tawny 30 anos.

Para além deste menu de degustação no restaurante de fine dining do resort todos os espaços gastronómicos e bares do Anantara Vilamoura (Av. dos Descobrimentos, Vilamoura. Tel. 289317000) disponibilizam uma carta de vinhos do Porto, servidos também a copo, mas com a vantagem de, caso opte por uma garrafa, poder usufruir da mesma em qualquer um dos espaços do hotel. Outra opção é passar na loja de vinhos do EMO.

O resort algarvio promove ainda outras iniciativas no âmbito do Port Wine Day, com destaque para uma Masterclass de Vinho do Porto (€20), a decorrer no dia 4 de setembro, pelas 15h00, com o Wine Guru Bruno Cunha e Robert Bowler, da The Fladgate Partnership a fazerem uma prova comentada sobre os diferentes tipos de vinho do Porto, nomeadamente: Ruby, Tawny, Vintage e LBV.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!