Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

O Menu do Mar e a Sustentabilidade do Vista Restaurante

Acabou a época baixa e depois de um curto período de férias, o Vista Restaurante, do Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux voltou a abrir portas dia 2 de março. Depois de um ano em chio, foi Garfo de Ouro para o guia Boa Cama Boa Mesa, e recebeu a primeira estrela Michelin, reabriu com nova carta, que irá ser a espinha dorsal do serviço do restaurante durante 2018.

Nas novidades preparadas pelo chefe João Oliveira, destaca-se que 75 por cento do alinhamento geral do menu do Vista Restaurante será dedicado ao produto do Mar, essencialmente da costa portuguesa. Mas vai mais longe. Este ano foi criado o conceito do Menu do Mar e Sustentabilidade, que na pratica é um “movimento” criado para restaurante que se pauta pelos valores da sustentabilidade dos ingredientes, da sua criação, bem como da sua captura, levando um renovado “Portugal Sustentável” à mesa.

João Oliveira explica que se trata de “um menu sustentável, sem hidratos de carbono, sem glúten, com respeito pelos sabores, pelos seus produtores, 95% de origem portuguesa e, claro, pautado pela exigência do consumidor do século XXI”. Continua, o premiado chefe, explicando que “mais do que um movimento, esta é uma ideologia que se vive na nossa cozinha e que agora é elevada a menu, podendo encontrar todo o tipo de peixes da costa nacional, desde os chamados nobres, aos correntes, bem como mariscos, crustáceos e vegetais, onde a terra e o mar se cruzam numa degustação purista no sabor experiência”.

Mas a nova carta do Vista Restaurante vai manter o já o consolidado Menu Experiência do Chef, com um alinhamento que cruza o melhor nacional e internacional, assegura os pratos mais icónicos que já conquistaram os clientes, mantendo-se o afamado Carabineiro do Algarve, o Lagostim, o Leitão da Bairrada e a pré-sobremesa Laranja do Algarve, servida a preceito num bonsai. As grandes novidades deste menu prometem tornar-se alguns dos hit-dishes do sul do país, destacadamente a Corvina, a Vitela de Leite Maturada a 45 dias e as sobremesas de Chocolate, bem como de Framboesa.

Para retirar todo o potencial dos ingredientes e da sua melhor altura, João Oliveira propõe-se ainda a criar uma programação mensal para 2018, destacando um produto por mês. O produto selecionado para o mês de março é a corvina, um peixe sobretudo de águas frias e que, a esta altura do ano, apresenta a sua melhor fase.

Por fim, e para maximizar a experiência dos seus clientes, João Oliveira deu ainda uma nova abordagem à tábua de queijos do Vista Restaurante e optou por uma escolha mais criteriosa, selecionando apenas quatro tipos de queijo para que, mais uma vez, não se perca o sabor de cada um dos produtos. São queijos de cabra, ovelha e vaca, 100% artesanais e de pequenos produtores portugueses.

Nesta nova carta é possível encontrar a simplicidade aliada à intensidade de cada sabor, um ADN muito próprio ao chefe João Oliveira, como também um resultado de um intenso trabalho de equipa composta desde a equipa da cozinha à equipa de sala, liderada pelo Tiago Pereira.

Localizado no interior do Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux, o Vista Restaurante (Av. Tomas Cabreira Praia da Rocha, Portimão. Tel. 282 460 280) é considerado um dos melhores restaurantes da região sul do país, não só pela excelência gastronómica que tem assegurado como pela vista privilegiada do mar da Praia da Rocha, que promove uma fusão entre o ambiente exclusivo e o serviço de topo, numa experiência que surpreende os cinco sentidos.

Erguido num palacete do início do século XX, na Praia da Rocha, o Bela Vista Hotel & SPA - Relais & Châteaux foi um dos primeiros hotéis da região do Algarve, tendo sido palco de célebres estadias internacionais e testemunha de momentos icónicos da história de Portugal e do Mundo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!