Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Vallécula: um pequeno grande tesouro gastronómico

  • 333

O exterior é austero, feito de fria pedra de granito, num pequeno edifício no centro da (quase) desconhecida localidade de Valhelhas. Contrasta, por isso, com o interior quente e rico da sala, espécie de museu sempre em mutação das tradições serranas, aliado ao bom gosto e ao mesmo tempo à elegância beirã. Luís e Fernanda Castro, respetivamente na sala e na cozinha, são quem recebe os clientes, os condutores de viagens gastronómicas únicas pela tradição, com saltos pontuais à modernidade e até ao atrevimento, sempre com resultados excelentes.



O espaço do restaurante Vallécula é pequeno, apenas 32 lugares, elegante e até desconcertante, mas após a primeira troca de palavras com Luís Castro, anfitrião e também proprietário, percebe-se que este é um local "diferente". Depois de conquistado um lugar à mesa no restaurante Vallécula começa o desfile, sempre com pontos altos, independemente das escolhas feitas. São deslumbrantes as entradas, com os patês de galo, o requeijão com as mais frescas e deliciosas compotas, bem como irrepreensível é o Galo estufado à moda antiga, fruto de horas incontáveis em lume brando e mão certa nos temperos.



No restaurante Vallécula convém dar igual atenção aos acompanhamentos, variáveis consoante os caprichos da estação, que podem ser um magnífico e naturalmente açucarado puré de maçã, uns verdejantes grelos apenas bringidos ou um solto e delicioso arroz com passas. Na hora dos doces, o difícil é escolher entre tanta tradição e perfeição de cozinhado.



A carta de vinhos é completa e recheada de propostas honestas, que espelham a grandiosidade do país e a atenção cuidada dada ao vinho pelo proprietário. Pergunte pelas compotas da casa. A de banana é uma perdição. O restaurante Vallécula (Praça Doutor José de Castro, 1, Valhelhas. Tel. 275 487 123), encerra à segunda feira. O preço médio de uma refeição ronda €25.

Guia Boa Cama Boa Mesa 2017

Com o restaurante Vallécula, em Valhelhas, o Boa Cama Boa Mesa continua uma ronda semanal pelos premiados da edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa, quando faltam poucos meses para se conhecerem os vencedores deste ano. Recorde a lista dos melhores, no artigo Guia Boa Cama Boa Mesa: Restaurante LOCO e Belmond Reid's Palace vencem em 2017

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!