Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

100 Maneiras e Ljubomir Stanisic: “Declaração de amor-à-trufa”

  • 333

Ljubomir Stanisic

Paulo Barata

Muito mais rara que a negra, a trufa branca, por não ser cultivada e obrigar a uma verdadeira caça ao tesouro faz parte do imaginário de qualquer chefe de cozinha e, claro, dos apreciadores deste fungo de sabor e perfume maravilhosos. Em Portugal, o chefe Ljubomir Stanisic já habitou os frequentadores dos seus restaurantes: Bistro 100 Maneiras e 100 Maneiras, a menus especiais durante a época das trufas, batizados de “Trufas à Pazada”.

Antes de se conhecer o menu (que estará disponível enquanto as trufas durarem), explique-se que Ljubomir Stanisic recebeu ontem a maior trufa branca encontrada na região italiana de Arezzo desde o início da temporada, que arrancou a 1 de outubro. Classificada como “Óscar”, esta magnífica trufa branca pesava 618 gramas e foi o maior exemplar alguma vez vendido em Portugal, bem como a maior vendida nos últimos 14 anos pela empresa italiana Toscobosco.

Extremamente delicadas, as trufas brancas conseguem preservar o seu aroma e sabor durante, no máximo, uma semana. O seu transporte é, por isso, uma operação que requer o máximo cuidado. Para chegar a Portugal, esta trufa branca viajou de avião, numa caixa de frio controlado, coberta pela mesma terra em que foi achada, de modo a preservar o seu equilíbrio e humidade.

Desde ontem (apenas ao jantar), no Bistro 100 Maneiras (Largo da Trindade, 9, Lisboa. Tel. 910 307 575) pode apreciar o menu “Trufa à pazada 3.0 - Declaração de amor-à-trufa por Ljubomir Stanisic/100 Maneiras”, composto por “Terra Queimada”, “Cone de truta e ovas, molho de rábano, guacamole e espuma de queijo”, “Bucha de toro”, “Esta romana é louca”, “Robalo, couve-flor, cogumelos e molho de caviar Beluga” e “Baba au Rhum, rosa Santa Teresinha e sorbet de lima”. Os pratos custam entre €17 e €32. As trufas estão também disponíveis para ser servidas a peso, com um custo de 10 euros/g.

Pelo menos enquanto durarem…

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!