Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

HIDDEN Xiringuito: O anti-lounge mais exclusivo do Algarve

  • 333
HIDDEN Xiringuito
1 / 10

HIDDEN Xiringuito

2 / 10

3 / 10

4 / 10

5 / 10

6 / 10

7 / 10

8 / 10

9 / 10

10 / 10

Não é fácil encontrar o novíssimo bar de praia do Vila Joya, camuflado que está na paisagem da costa algarvia. É intencional que assim seja.

Há um novo segredo escondido na costa do Algarve. Tão secreto que até é difícil dar com ele, perdido entre arribas, bem perto do hotel Vila Joya, mas bem longe dos olhares de quem o procura, mesmo com atenção. E não é por acaso que assim é. O HIDDEN Xiringuito é o mais “cool” e “trendy” bar lounge do sul do País, mas assume-se precisamente como “anti-cool” e “anti-lounge”. Para tal, quebrou barreiras, conceitos e tendências, sendo o resultado um espaço único que marca a diferença no Algarve.

O HIDDEN Xiringuito é uma instalação gastro-artística, conceptualizado pela Ivity Brand Corp de Carlos Coelho, que pretende acrescentar uma dimensão conceptual à utilização dos espaços públicos. Localizado perto das arribas e do mar, foi camuflado com padrões militares que escondem os objetos do quotidiano que fazem a decoração. A utilização do material militar não tem nada de bélico, pretende apenas acordar os sentidos para acrescentar novas perspetivas às interações entre as pessoas, os objetos e a natureza. Ou seja, diz Carlos Coelho, é um bar “Completamente diferente”. Aliás, mais que um bar, é um “statement”. Por ali vamos encontrar camufladas, conta, “coisas do quotidiano, coisas do escritório, como televisões ou tábuas de engomar”, tudo objetos que estaríamos longe de imaginar naquele espaço.

O bar, diz Carlos Coelho, “numa altura em que tudo é Lounge, assume-se como anti-lounge”. A sul nota-se a tendência de fazer tudo igual, seja “pelas regras da ASAE, seja pelas regras do conforto”, tendo por isso, neste HIDDEN Xiringuito, a opção sido o desprezo pelo design preferindo os objetos do quotidiano e a paisagem única, potenciada por molduras espalhadas nas árvores, como que a enquadrarem a natureza, de modo a proporcionar reflexão. Para que tal aconteça, há também neste espaço único uma Floresta do Pensamento, onde os visitantes são convidados a escrever o que lhes vai na alma e a deixar o pensamento pendurado numa árvore. 

Neste HIDDEN Xiringuito há comidas e bebidas com a marca de qualidade do Vila Joya, de peças de sashimi, a pimentos padrón, sem esquecer um prego muito especial. E, há também o fascínio da Lua. Carlos Coelho diz que “só é percetível esta mística lunar indo ao espaço”. Para receber a próxima Lua Cheia, dia 21 de agosto, está a ser preparada uma instalação, composta por mais de 6 mil luzes LED, espalhadas pelo areal e pelas águas do mar, para celebrar a mudança da fase lunar.

O HIDDEN Xiringuito está aberto até ao final de outubro. Para o visitar, convém saber que se entra, num local a 150 metros da frente do hotel Vila Joya, pela arriba à esquerda da Praia da Galé (Albufeira). Não será pior pedir indicações de como atravessar as arribas e, já agora, marcar lugar neste espaço exclusivo, pelo telefone 91 988 88 16. É que para o ano, nada garante que regresse este HIDDEN Xiringuito. Carlos Coelho diz que é “preciso coragem para recomeçar e é isso que se espera no próximo verão”.

E Mais Algarve

Beach Club Pine Cliffs by Olivier: Charme e glamour junto ao mar

Segredos de Portugal: Sabores do mar algarvio

Praia da Arrifana: Sossegadamente radical

Acompanhe o escape no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.