Boa Cama

Entre a ria e o mar, Costa Nova tem novos bungalows para se refugiar na Natureza

Desertas Beach and Sport

O Desertas Beach and Sport abriu em agosto na Quinta de São Miguel, em Ílhavo. Posiciona-se estrategicamente entre o oceano e a ria de Aveiro, o que permite usufruir do melhor de dois mundos, longe das atenções. E há várias atividades, na água e em terra, para se distrair...

Abriram em agosto de 2020, no primeiro verão “pandémico”, mas o que podia ser uma infelicidade pode vir a ser uma vantagem. É que o casamento entre Natureza e privacidade nunca foi tão requisitado como agora... Este novo alojamento local chama-se Desertas Beach and Sport e insere-se na Quinta de São Miguel, na Costa Nova do Prado, em Ílhavo.

Desertas Beach and Sport

Comprada por Paulo Neta, a antiga quinta agrícola de 40 mil metros quadrados tira partido da localização, longe dos centros urbanos e entre um dos braços da ria de Aveiro e a Praia da Costa Nova. Para chegar ao cordão dunar, precisa apenas de percorrer cerca de 250 metros por um trilho privado. Depois, é só estender a toalha e aproveitar esta magnífica praia para mergulhos salgados e refrescantes.

No final dos banhos, tem à espera quatro bungalows escondidos na vegetação, ligados por um passadiço de madeira. Três estão virados em direção às dunas e o outro voltado para a ria. Têm cama de casal, wc e são equipados com televisão, ar condicionado, frigorífico, microondas, máquina de café e acesso à Internet. Há ainda uma varandinha com mesa e cadeiras ao ar livre. Salgueiros, pinheiros e freixos são algumas das espécies a envolver os bungalows, que deixam a Natureza “entrar” através de uma generosa vidraça. O pequeno-almoço é trazido numa cesta.

Desertas Beach and Sport

Além dos bungalows (desde €88), pode instalar-se numa casa, recuperada a partir de um antigo celeiro. Tem três quartos e capacidade para alojar até oito pessoas, uma cozinha e a zona de estar, pátio e churrasqueira no exterior. Ao observar as fotografias antigas, percebe-se a razão do nome do alojamento: “Depois da Primeira Guerra Mundial, houve o naufrágio de um navio chamado Desertas nesta zona. Foi aberto um canal da ria até ao mar, o navio seguiu para reparação e voltou a navegar”, conta Paulo Neta.

Apesar do curto tempo de existência, já há novidades no Desertas Beach and Sport (Estrada Municipal 592, 50, Costa Nova do Prado, Ílhavo. Tel. 917565899): uma piscina exterior que é alternativa aos banhos de mar. Perto da casa principal encontra-se uma rampa de skate à medida dos mais habilidosos.

Desertas Beach and Sport

Saindo da propriedade, tem ainda a ria para se divertir. Como? Alugando uma prancha de Stand Up Paddle, caiaques sit-on-top. Pode também alugar bicicletas ou fazer caminhadas pela ciclovia junto à ria. Visite o núcleo da Costa Nova, fotografe os antigos palheiros de listas coloridas e dê umas tacadas no minigolfe com as crianças. Prove as famosas tripas numa barraquinha e, como o Desertas Beach and Sport não tem restaurante, aproveite para conhecer os excelentes restaurantes da zona. Dóri, Canastra do Fidalgo e o renovado Restaurante Clube do Vela são algumas das melhores sugestões. Seguindo na direção oposta, vai ter à Praia da Vagueira, onde se destaca o MARE – Restaurante & Gin Bar.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!