Estava tudo pronto. Toalhas dobradas na marquesa, óleos essenciais, os cortinados balançando entre os bambus da cabana. “Com música ou a ouvir o mar?”, indaga Ricardo Sousa, do Keep Moving Project. “Gosto das duas coisas...”. Dito e feito, segue a massagem, num misto de relaxamento e exercício, segundo princípios e técnicas orientais. Ouve-se o gongo, pairam fragrâncias envolventes e no fim bebe-se uma infusão natural, olhando o azul vivo do mar a fundir-se com os verdes da vegetação e da montanha. Sublime... Para Ricardo, só faz sentido associar-se a projetos como o Santa Bárbara Eco-Beach Resort, em que se celebra a natureza a todo o momento.
Os vinhos da Azores Wine Company são mais uma expressão da natureza. Numa mesa a céu aberto, Paulo Pacheco dá a provar um Terrantez, um Verdelho e um Arinto dos Açores. Explica que as raízes das videiras penetram na porosidade da rocha-mãe picoense e, com o mar por perto, os vinhos ganham “mineralidade e salinidade”. Ainda de copo na mão, conhecemos as estufas, guiados por Manuel Dias, o diretor de F&B do Grupo Singular Properties, que engloba também o WHITE Exclusive Suites & Villas e a La Maison. Abóboras, tomate, pepino, alfaces, aromáticas... Daqui saem muitos produtos frescos para as cozinhas do grupo e Manuel experimenta técnicas como a hidroponia, em que as plantas crescem sem solo, num meio aquático nutritivo.
A quinta agrícola é uma das novidades de um resort cada vez mais sustentável. Quase não se nota na paisagem, dada a construção em comprimento e não em altura, e a cortiça, que lhes permite confundirem-se com a terra e terem bom isolamento. Recorre-se a materiais naturais, como o basalto, a madeira criptoméria da ilha e o bambu. As mesas e cadeiras do restaurante reaproveitam ferro de uma obra e o típico capacho de fibra vegetal e os candeeiros são recipientes de azeite de uma quinta abandonada. Aproveita-se a água das chuvas para regar a relva, tratam-se os lixos e aponta-se à compostagem, à criação de uma zona de painéis fotovoltaicos e até as garrafas de vidro vão demarcar canteiros. Este ano foi plantada mais de uma centena de árvores de espécies autóctones.
Um vermelho intenso preenche o horizonte ao anoitecer. Hoje, apetece jantar na esplanada do Beach Club, à luz das velas e de manta ao ombro. Ouvem-se as ondas e as vibrantes cagarras, talvez invocando usucapião. Nem a distância à cozinha esmorece o serviço, preciso e afável, satisfazendo com a sopa fria de curgete, os legumes salteados e ovo a baixa temperatura, e a mousse de chocolate com topping de caramelo salgado, saídos da cozinha chefiada por André Santos e a chefe pasteleira Maria Milagres, que transitaram do Spices (Penha Longa Resort) para a nova equipa de cozinha deste hotel.
Sobranceiro à Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Seca (Ribeira Grande), em São Miguel, o Santa Bárbara Eco-Beach Resort é uma ode à “autenticidade dos Açores”, comenta o proprietário, João Reis, na liderança deste magnífico projeto ao lado de Catarina Reis. Não se desvirtua para sobressair. Se mimam e confortam, os apontamentos luxuosos são refreados pela simplicidade do conceito. Exemplo perfeito são as 16 Villas (sete T1 e nove T2, algumas com banheira esculpida em pedra) e 14 Studios: têm áreas despojadas, o chão e as paredes em micro cimento e grandes vidraças que deixam ver o mar e a montanha. Os detalhes são quase tudo: das Queijadas do Vale das Furnas e de Vila Franca do Campo às amenities Voya, uma marca irlandesa com produtos à base de algas e aqui sem embalagens de plástico.
Os alojamentos (desde €180; consulte as campanhas promocionais no website), dispostos em socalcos, diferem no enquadramento: em frente às Garden Villas há um lago - futura piscina biológica. Seguem-se as Blue & Green Villas e, mais acima, as Villas e Studios Retreat, com jacuzzis privativos no terraço, para se aquecer sob o céu estrelado. Os Studios Blue & Green partilham uma enorme piscina frontal, aquecida e de água salgada. Todas as Villas e Studios e têm kitchenette, sala de estar e varanda com cadeirões para contemplar a natureza. Muda o layout e a capacidade, havendo tipologias mais propícias a famílias, algumas comunicantes.
Já amanheceu... Ainda pela fresca, atravessam-se jardins de bom trato até ao deck de madeira sobre a falésia, onde se entendem os tapetes da sessão de ioga. Cenário melhor era difícil, com a vista imperial sobre o mar desaparecendo na areia negra da praia. Chega-se ao pequeno-almoço – agora à la carte – com vontade redobrada de provar os produtos regionais. Com calma e aproveitando para partilhar com a experience manager, Andreia Medeiros, algumas curiosidades sobre a ilha. Descontraidamente, sem emails, papéis ou reuniões ao balcão. A equipa faz o possível para desenhar um plano de atividades e experiências à medida, se assim desejar.
Um princípio é a escola de surf, que também aluga material de snorkeling e stand up paddle. Ainda não experimentou as águas aquecidas da Ponta da Ferraria? Vamos lá. Gostava de ver as cascatas e lagoas da Ribeira dos Caldeirões? Bem pensado. Há muito tempo que não vai ao Miradouro da Grota do Inferno? Um pecado... Ouviu falar de um novo trilho na zona das Furnas? É o da Grená e vale a pena conhecer, sobretudo se guiado pela profissional Andreia Medeiros. Micaelense e apaixonada pela terra, desvenda os segredos do percurso, as cascatas e os bancos feito de troncos de árvores. Depois, há tempo para contornar parte da Lagoa das Furnas e finalizar com um piquenique. Se não souber o que visitar no dia seguinte, escute as sugestões de Andreia, que desencanta surpresas como o Trilho das 4 Fábricas da Luz, em Água d'Alto. Obrigado!
Quando regressar ao Santa Bárbara Eco-Beach Resort (ER 1, 1º Morro de Baixo, Ribeira Seca, Ribeira Grande, São Miguel. Tel. 296 470 360) relaxe na piscina exterior de água salgada, com camas de pedra na água e vista oceânica, ou vá conhecer o novo Wellness Retreat, que junta uma piscina interior de água aquecida, equipamentos de fitness, serviço de personal trainer e marquesas para rituais de assinatura, como o Salt Detox, uma massagem de relaxamento com esfoliação, ou tratamentos alternativos como a Bamboo Detox. E ainda é capaz de ir a tempo do último mergulho do dia no mar... Há uma nova carta de cocktails de autor para brindar a este paraíso, com sabores desafiantes, como se pede, e alguma mise en scéne de encher o olho.
A área da receção, bar e restaurante foi renovada, preservando a matriz orgânica. Ao jantar, conheça o novo menu do Restaurante Santa Bárbara, que 'abriu o leque': não se limita ao sushi e ao sashimi, fazendo agora várias paragens asiáticas, da Índia à Tailândia e Japão. Na base estão “o peixe e a carne dos Açores e os verdes da horta” do resort, explica João Reis. Aposte nas gyosas, nigiris, no Bao de vaca dos Açores estufada nas furnas em caril massaman, Yakitoris de frango (asinhas de frango com molho teriyaki), Hamachi usuzukuri (lírio com puré de abacate, ponzu e óleo de trufa), e no delicioso Gunkamn de lapas com maionese de wasabi.






















