Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Vamos dormir no campo? A Hospedaria é o novo refúgio elegante de Tavira

Fotos: Francisco Nogueira

As portas abriram sem pompa nem aviso, discretamente e no momento certo. O nascimento da Hospedaria, o novo alojamento rural de Tavira, em muito se assemelha à vivência no campo: aconteceu naturalmente, com o impulso da mudança de estação, no último verão. O projeto de Rui Liberato de Sousa e Nuno Ramos fica a curta distância da sua excelente Pensão Agrícola, e partilha semelhante filosofia.

A propriedade desenha uma espécie de triângulo rodeado de estradas e que se protege do ruído por muros altos. Na envolvência do barrocal algarvio, das oliveiras e outras árvores de fruto ondulando ao vento. O sol ilumina os pátios de linhas simples, as paredes brancas e a aquece os movimentos, amolecidos pela descompressão. Escuta-se a água nas fontes, adere-se à envolvência da música ambiente e aceita-se a fatia de tarte acabadinha de fazer, um regalo...

A casa remonta a 1917 e foi recuperada com o conforto e a atenção aos detalhes em mente, e a feliz inclusão de objetos marcantes, alguns remetendo para as ideias de comunicação e viagem. Há óculos em néon na parede, telefones antigos, hélices, o banco corrido a servir de mesinha, grandes telas e o impactante espelho de um navio na sala de estar, por cima da lareira. A divisão destinada ao bar também tem história: era a antiga “venda” da zona, onde se comercializava um pouco de tudo. Mantém o soalho em mosaico hidráulico e o encanto da máquina de furos em que se jogava antigamente.

Tanque, Armazém, Forno, Figueira e Amendoeira são os nomes dos cinco quartos (desde €150) desta Hospedaria (Sítio da Cumeada, Conceição de Tavira. Tel. 917782189). Acolhedores, espaçosos - maiores do que os da Pensão Agrícola -, todos dispõem de sala e pátios privativos. Cada quarto tem a sua particularidade: alguns oferecem lareira, outros duches exteriores... Quando chegar ao alojamento, pode escolher o que mais lhe agrada.

A zona de pequenos almoços exterior é quase obrigatória, pela qualidade dos produtos, muitos caseiros, mas também pela sensação de refúgio elegante proporcionada pelos materiais, a madeira, o vidro colorido e o toldo de cana. Nesta Hospedaria, as refeições também são preparadas a pedido e a gastronomia inspira-se no receituário tradicional e antigo.

E ainda não terminaram os pontos de interesse... Espreite a piscina exterior, recatada, bonita e apoiada por espreguiçadeiras. Aqui, em particular, dá vontade de esticar o tempo, até pela presença do honesty bar, muito completo e já uma assinatura destas unidades. Só se aceitam crianças a partir dos 12 anos.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!