Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

The Minimal House: criada há um ano e meio a pensar em famílias viajantes

Chama-se The Minimal House e é perfeita para casais com filhos ou grupos de amigos que queiram explorar a região do oeste ou partir à descoberta dos recantos do país. Está localizada no Bombarral, distrito de Leiria.

Esta fora a casa de infância de Francisco Cipriano, figura conhecida do mundo da moda e da publicidade, apaixonado pelo surf e por viagens. O primeiro piso abriu em agosto de 2018. O rés do chão ficou concluído em junho de 2019.

São, portanto, dois apartamentos (a partir de €68 por uma pessoa) ligados por uma escadaria e uma porta de entrada comum, mas cada um tem vida própria.
O andar de cima é constituído por quatro quartos espaçosos e o de baixo por dois. Cada um oferece uma ampla sala comum – ao de cima acrescenta-se a lareira –, para fomentar o convívio e uma cozinha totalmente equipada para confecionar todas as refeições em família. Ou, se preferir, solicite os nomes de restaurantes locais e das redondezas. Sugestões não faltam para conhecer a gastronomia regional!

A simplicidade enche as medidas da decoração predominada pelo branco combinado, ora com pormenores em preto, no piso de baixo, ora com o verde e o azul suaves, no andar de cima. Nas casas de banho Francisco Cirpriano decidiu manter os azulejos dos anos setenta, revivalismo que remete, certamente, muitos hóspedes para esse tempo distante.

Apesar do traço moderno, os dois apartamentos partilham elementos da época, como o telefone antigo deixado em um dos quartos, o qual desperta a atenção dos mais novos. “Quem nos visita vai certamente reconhecer a secretária do meu pai num dos quartos grandes, o candelabro da antiga sala de estar que mantivemos noutro quarto e alguns objetos icónicos da cozinha antiga espalhados pelas divisões”, avança o proprietário.

As cadeiras de madeira do casamento dos pais também fazem parte do mobiliário da The Minimal House. Pintadas de branco, fazem as vezes das mesinhas de cabeceira e são combinadas com peças de design moderno. É o caso das cadeiras Acapulco, da década de 50, ou da cadeira DAR Balanço desenhada, em 1948, por Charles Eames, dispostas nos quartos de forma a convidarem à leitura.

Aos pormenores junte o conforto e a luminosidade muito presente nos dias soalheiros. À falta do sol, Francisco Cipriano teve o cuidado com a iluminação da The Minimal House, seja nas áreas comuns, seja nos quartos. “Propositadamente não temos TV, apenas um bom serviço de internet”, acrescenta o anfitrião da casa.

De dentro para fora, fica a recomendação para visitar a região do oeste. Afinal, “a casa está localizada a meio caminho de vários pontos de interesse: Óbidos, Caldas da Rainha, Batalha e Alcobaça (dois grandes mosteiros), Mafra, a vila portuguesa que contém um dos palácios mais extravagantes da Europa e toda a linha de costa Oeste, a Costa de Prata, com as praias de Peniche, Nazaré, Areia Branca e São Martinho do Porto, por isso opções não faltam”, enumera Francisco Cipriano.

Quanto aos horários de check in e check out na The Minimal House (rua Camilo José Soares, 27, Bombarral. Tel.: 926806203), estão afixados na parte de dentro da porta de entrada de cada apartamento – o primeiro começa às 15h00 e prolonga-se até às 20h00, enquanto o segundo é até às 12h00.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!