Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Artvilla - Casas de Campo: descansar na aldeia inspirados pela natureza

As memórias de infância de Maria do Céu Carvalho pesaram na decisão de adquirir “o moinho”, designação carinhosamente atribuída à antiga propriedade do avô. Mais tarde, surgiu a oportunidade de comprar o terreno vizinho. O resultado surge em 2012, ano da abertura de portas desta unidade de Turismo em Espaço Rural, de nome Artvilla - Casas de Campo, no coração do lugar de Vila Nova, em Vilar, no concelho do Cadaval. A partir desta pequena “vila” projetada com bom gosto pela filha, arquiteta e proprietária, Catarina Carvalho, a Serra de Montejunto toma conta do olhar dos hóspedes... e a cidade, nomeadamente Lisboa, a pouca distância perde importância a cada minuto.

A cada um dos edifícios antigos, Catarina Carvalho deu nova vida. Ao principal atribuiu a designação de Casa do Forno cujo pátio foi transformado em sala ampla e multifuncional. Aqui estão instaladas a cozinha aberta para a sala de estar e a dos pequenos-almoços. Esta refeição é opcional, mas vale a pena solicitar, pois apresenta uma diversidade imensa de sugestões, além de ser possível ter ovos mexidos, cozidos, escalfados feitos ao momento mediante o pedido de cada hóspede. A mesma política é aplicada ao almoço e ao jantar. Ambos são encomendados a restaurantes das cercanias, os mesmos que a proprietária inclui no roteiro gastronómico da região.

Cinza, Lenha, Fogo e Pedra são, por sua vez, os nomes de cada quarto da Casa do Forno do Artvilla - Casas de Campo. No piso superior está a espaçosa suíte Bambu, com terraço. Todos são decorados com mobiliário antigo, de família, sendo este complementado pelas peças de barro feitas manualmente por Maria do Céu Carvalho, entre outros objetos provenientes de exóticos destinos de férias. Eis a razão pela qual a arte está associada a esta pacata vila, dando origem ao seu nome.

As outras casas são a Adega, Moinho e Padaria, em homenagem às respetivas atividades desempenhadas em cada uma. A primeira é, hoje, um loft, amplo, com o quarto na mezzanine. A segunda tem, no piso superior, o quarto com varanda e, no andar debaixo, a sala com lareira e um alpendre, perfeito para pôr a leitura em dia nas férias. A terceira é constituída por dois estúdios comunicantes. Os três edifícios têm kitchenette equipada com o essencial para cozinhar, desde o pequeno-almoço ao jantar. Afinal, estamos na oeste, onde não faltam produtos para preparar as suas refeições.

Aproveite para pedalar, pela aldeia, nas bicicletas disponíveis, aventurar-se pelos percursos pedestres da Serra de Montejunto, conhecer as quintas dedicada à produção vínica e explorar os locais de índole cultural e turístico dos arredores.

Na Artvilla - Casas de Campo (Largo da Nossa Senhora da Conceição, 3, Vilar, Cadaval. Tel. 262771135), o check in pode ser feito a partir das 14h00 e o check out até às 12h00. No entanto, Catarina Carvalho salienta a flexibilidade no que à entrada diz respeito bastando, para o efeito, ligar a avisar a hora de chegada com a devida antecedência.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!