Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Vila Galé Collection Elvas: história e cultura com Badajoz quase à vista

Vila Galé Collection Elvas - Historic Hotel, Conference & Spa

Tiago de Paula Carvalho

Seja bem-vindo a um hotel com história! O novo Vila Galé Collection Elvas - Historic Hotel, Conference & Spa nasceu da reabilitação do antigo Convento de São Paulo. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, o edifício foi tribunal militar, quartel e casa de reclusão. O tempo não apagou esse legado, associado à importância estratégica e militar que a cidade assumia.

Desde 2004 que o edifício estava devoluto. Enfrentou dois incêndios, que fizeram com que igreja - hoje é um imponente salão de eventos, a que se juntam duas salas de reuniões - ficasse a céu aberto e o coro caísse. O tema do novo hotel centra-se no tema das fortalezas, começando nos fortes desta cidade raiana, Património Mundial da Humanidade, até às fortificações militares portuguesas espalhadas pelo mundo: desde o Bom Jesus de Matosinhos, no Brasil, à Fortaleza de Mazagão, em Casablanca, e ainda a Fortaleza de Qal'at al-Bahrain.

Observe os papéis de parede nos 79 quartos, entre os quais 14 suites (desde €98) e conheça melhor essas fortificações através de imagens e textos alusivos. Nas paredes do bar, retrata-se a Batalha das Linhas de Elvas que ajudou a delinear a fronteira com Espanha, e também o Conde de Lippe, que mandou edificar o Forte da Graça. A guardar os corredores em torno do antigo claustro – embelezado com palmeiras, canteiros de begónias e rosas - há manequins fardados a rigor, à imagem dos regimentos que por aqui passaram.

Hospedar-se no Vila Galé Collection Elvas, o primeiro hotel a abrir no âmbito do programa Revive, é também uma oportunidade de se inteirar sobre a riqueza cultural da região. As parcerias com o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu dos Cristos de Sousel e o Museu Militar de Elvas permitem a exposição de quadros, esculturas, obras de artistas como VHILS, estátuas, crucifixos e um telégrafo.

O hotel tem dois restaurantes, o Versátil, com serviço buffet, e o Inevitável, onde dá para pedir à carta ao almoço e ao jantar, não esquecendo as sugestões do dia baseadas em pratos locais. A gastronomia assenta na herança da região, com apresentação cuidada e apontamentos internacionais, desconstruindo algumas referências típicas. Sugere-se o bacalhau dourado...

Descubra o jardim de oliveiras e a piscina exterior, com muito espaço para nadar em pleno centro histórico, antes ou depois das caminhadas! Tem ainda o ginásio e o Spa Satsanga, que complementa a oferta de wellness com uma piscina interior aquecida e com circuito de jatos, sauna, banho turco, jacuzzi e três salas destinadas a tratamentos, incluindo o duche Vichy e massagens.

Depois do Vila Galé Collection Elvas - Historic Hotel, Conference & Spa (Avenida 14 de Janeiro, 13, Elvas. Tel. 268244000), situado entre muralhas, o grupo Vila Galé prepara-se para reforçar a aposta no interior do país com a abertura de uma unidade na Coudelaria de Alter do Chão, em 2020.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!