Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Cambeiros Guest House: um retiro no campo embalado pelas estações

  • 333

A Cambeiros Guest House, localizada na Aldeia Gavinha, começou a ser idealizada em 2014 mas só em fevereiro de 2018 se concretizou este projeto familiar, dando resposta aos anseios por dias entregues ao ócio em pleno cenário bucólico.

O Alojamento Local é constituído por 11 quartos e uma suíte (a partir de €75) numerados e espalhados pelas duas casas, e pelo anexo desta propriedade. Estão interligados por um jardim cheio de recantos, para favorecer a privacidade dos hóspedes, e com uma vista privilegiada para os campos agrícolas e as vinhas circundantes.

A predominância das linhas direitas e do estilo minimalista contrapõe a rusticidade da paisagem marcada pelas mais diversas tonalidades características das quatro estações do ano – a vertiginosa paleta colorida da primavera, os verdes do verão, os dourados e os bordeaux do outono e os pesarosos, mas mágicos, castanhos do inverno.

Comecemos a visita guiada pela casa mãe da Cambeiros Guest House. A entrada é feita pelo alpendre. Na receção, já dentro do edifício, o recipiente em vidro repleto de bolinhos caseiros faz as delícias de crianças e adultos. De um lado está a sala social decorada com peças do tempo dos avós dos proprietários mais novos – Susana, a arquiteta, José Diogo, a frequentar o curso de Hotelaria e Turismo, e Maria Lemos – e um terraço muito requisitado pelos hóspedes que gostam de pôr a leitura em dia.

A outra é a soalheira sala dos faustosos pequenos-almoços. As mesas e os armários “saíram” dos desenhados de Susana Lemos, e as peças de mobiliário foram restauradas com a ajuda de José Diogo. Muitas são de família. Vêm da casa da avó, da casa da tia, revela José Diogo Lemos. Junte-se a estante com livros, garrafas de vinho da Região de Lisboa, entre vetustos objetos. Esta divisão da casa é contígua à zona lounge ao ar livre, mas coberta, perfeita para prolongar as conversas tarde fora e noite dentro. No piso térreo estão três amplos quartos duplos superiores, cada um com a sua cor predominante.

Na parte cimeira da propriedade fica o anexo. Constituído por um quarto duplo superior, de um lado, e uma suíte, na frente, esta última com banheira no meio da divisão, uma pequena lareira, para acender nas noites mais frias do ano e sofá. Ambos têm o seu terraço, ideal para degustar o vinho deixado, por cortesia, nos aposentos da Cambeiros Guest House.

Mais abaixo, está a segunda casa com sete quartos. Três são de tipologia superior plus, dotados de kitchenette equipada, além do espaçoso quarto – um destes está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida. Dois são standard twin e os outros dois são duplos superiores. Em frente está a piscina infinita virada para o pastoreio e as vinhas.

As crianças têm a liberdade de correr pelo jardim, explorar o lago com tartarugas e peixes, e fazer uma visita muito especial na companhia de José Diogo que, logo pela manhã, reúne a pequenada para dar comida ao casal de caprinos da propriedade. Já aos adultos são recomendadas as visitas aos enoturismos desta região vitivinícola. Trilhar a serra de Montejunto em bicicleta ou aventurar-se nos seus percursos pedestres aumenta as opções. O passeio a cavalo numa das propriedades equestres próximas é outra das sugestões a ponderar. O que queremos é que as pessoas vivam e conheçam a região, adianta José Diogo.

Quanto a novidades, José Diogo “levanta o véu” sobre a possibilidade de, no verão de 2020, a sala dos pequenos-almoços também vir a servir almoços e jantares, mas apenas para os hóspedes.

Na Cambeiros Guest House (Caminho do Poço Mouro, 13, Aldeia Gavinha, Alenquer. Tel. 961028610), o check in está marcado a partir das 16h00 e o check out até às 12h00.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!