Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Cró Hotel Rural & Termal Spa: refúgio de bem-estar no coração das Aldeias Históricas

  • 333

Se olharmos para o mapa desta concentração de localizações estratégicas situadas a “dois passos” da vizinha Espanha, verificamos que a unidade hoteleira de quatro estrelas está rodeada por Castelo Mendo e Almeida, a norte, Sortelha e Belmonte, a sul, e Linhares da Beira e Trancoso, a oeste. Façamos, agora, zoom in. Descobrimos, então, o singular Cró Hotel Rural & Termal Spa junto à Ribeira do Boi, em Rapoula do Côa, no concelho raiano do Sabugal, distrito da Guarda, onde as águas medicinais são recomendadas, desde o século XVIII, para tratamento e prevenção de maleitas.

A envolvência foi um dos pontos de partida para a sua construção feita de raiz de acordo com o projeto assinado pelo ateliê Pedro Santos Arquitectura, de Pombal. Marcado pela combinação de materiais integrados no traço do casario popular da região, o hotel tem o granito – formação rochosa pertencente à geomorfologia da Beira Interior do país – como o eleito para a base, no piso inferior, onde se concentram as áreas comuns do hotel. A mesma sustenta o restante edifício revestido, no exterior, por uma chapa de zinco, como se de um espelho se tratasse, atribuindo um aspeto inusitado ao Cró Hotel Rural & Termal Spa. A madeira é, por sua vez, a principal matéria-prima na zona dos espaçosos 30 quartos, dos quais um está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida e quatro são suítes. Todos têm varanda complementada por três paredes de vidro e vista para uma paisagem (quase) intocável pelo Homem.

Além da janela rasgada, de alto a baixo, perto da banheira incrustada no microcimento das casas de banhos caracterizadas, igualmente, pelo minimalismo, comum a todo o edifício. Mas há mais pormenores a destacar neste hotel. “O mobiliário, desenhado pela equipa da Pedro Santos Arquitectura, foi executado manualmente por uma equipa de marceneiros”, revela o arquiteto Pedro Santos. Cada peça comunga com o espaço em si, sem esquecer a arte do bracejo, típica na região e, por isso visível, por exemplo, nas mesas de apoio dispostas nos quartos. A exclusividade das peças de mobiliário estende-se ao restaurante (50 lugares) deste quatro estrelas.

Apesar dos pratos refletirem a prática da cozinha contemporânea, a proveniência dos produtos é, maioritariamente, local e regional. Já a carta vínica apresenta, na sua maioria, referências do Douro Superior, com a Beira Interior a ocupar o segundo lugar. As boas práticas ambientais são outro aspeto importante a realçar acerca do Cró Hotel Rural & Termal Spa. De acordo com “a postura literalmente ‘amiga do ambiente’”, nas palavras da diretora, Maria João Soares, as medidas passam, por exemplo, pelo recurso de gestão de energias, pela separação e pesagem dos resíduos, pelas recargas disponíveis nas casas de banho dos quartos.

Feitas as apresentações, é chegada a hora do tão aguardado descanso no Cró Hotel Rural & Termal Spa (EN 324, km 123, Rapoula do Côa. Tel. 271589002). Desça ao piso inferior e siga pelo corredor contíguo ao bar do hotel, o qual dá acesso aos dois edifícios Cró Termas & Spa. Desfrute da piscina interior aquecida e do circuito de águas cujos benefícios remontam ao tempo dos romanos, apesar da referência mais antiga remeter para o reinado de D. João V. Em contrapartida, as Termas do Cró dispõem de equipamentos com tecnologia de última geração utilizados na prevenção e tratamento, para todas as idades, de problemas dermatológicos, músculo-esqueléticos, respiratórios e reumáticos.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!