Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Rubens Hotels Gaia: Cumprir a passagem do tempo na margem sul

  • 333

Recuperar património e conferir-lhe novos usos e configurações. O mais recente hotel de Gaia, aberto em maio junto ao rio - avistado a partir de alguns quartos - e mesmo em frente às instalações da Real Companhia Velha, recuperou um antigo palacete datado de 1890 e aquela que terá sido a primeira fábrica de tintas do Norte para dar lugar a um hotel de 4 estrelas.

Com 74 quartos (desde €120) luminosos e decorados com cores fortes, os alojamentos dividem-se entre vários espaços distintos. Todos os alojamentos são diferentes entre si, resultado da extensiva recuperação dos vários edifícios. A traça e foi mantida conferindo ao hotel de quatro estrelas uma configuração incomum. A sumptuosidade é comum a espaços comuns e privados, com os brilhos, os dourados, ferro e madeiras trabalhadas a dominar a decoração.

Cá fora, a chamada Torre do Relógio dá o mote aos vários edifícios que compõem o espaço, albergando quartos que vão da tipologia single à suíte presidencial. De modo a manter intactas algumas marcas do passado, o Rubens Hotels Royal Village Gaia organiza-se em vários edifícios.

Coube aos arquitetos Jeff Miller - edifícios - e Richard Smith - Torre do Relógio - recuperar este património distribuído pelo Palacete, Royal Garden e Corte Real. Há ainda uma pequena piscina, resultado da recuperação de um antigo tanque junto à antiga chaminé da fábrica, também mantida.

O ponto de encontro dos vários alojamentos é o terraço comum, onde fica a esplanada do restaurante Ruella da Villa. Neste espaço, que recria o casario tradicional da Ribeira do Porto, com vigas de madeira a suportar o telhado tradicional, aposta-se num amplo buffet (€15, sem bebidas), concorrido ao almoço, enquanto ao jantar domina a carta de pendor internacional, com alguns apontamentos portugueses. No Uvas Bar há vinhos e cocktails para saborear entre as 16h00 e a meia-noite.

Na “margem sul”, o Rubens Hotels Royal Village Gaia (R. Azevedo Magalhães, 161, Vila Nova De Gaia. Tel. 223 710 911) é um dos mais recentes hotéis de Vila Nova de Gaia.

O concelho a sul do Porto está em grande movimento hoteleiro e verá nascer, em breve, novos projetos de vulto, como a Quinta da Boeira que deverá abrir ainda durante o mês de setembro. Dos mesmos donos do Rubens Hotels, e junto a este, em breve começam as obras que hão-de erguer um cinco estrelas virado ao lado mais urbano do Douro.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!