Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Quinta do Vau: o lugar onde Mértola ganha outra dimensão

  • 333

Quinta do Vau

Tempus D'Exposição - Estúdio de Fotografia Profissional

O encanto de Mértola é indiscutível. Mas, a vila ganha outra dimensão quando se conhece a outra margem, a esquerda, do rio Guadiana, chamada de “Além Rio” e mais precisamente a Quinta do Vau, o alojamento pertencente a Maria José e Luís Morais Costa.

Situada a escassos metros da margem do rio, a Quinta do Vau proporciona uma perspetiva completamente nova da vila islâmica conhecida pelas ruelas empedradas, em jeito de souk, e pela carga da herança histórica islâmica. Oferece uma piscina exterior, rodeada de oliveiras, com uma panorâmica única, tanto de dia como de noite, com o Castelo de Mértola (Século. XI) em posição dominante sobre aquele trecho do rio, mas também toda a muralha da vila-museu e ainda um convento franciscano quase em linha reta com esta unidade de alojamento.

A palavra “vau” significa “lugar do rio onde a água é pouco profunda e que pode ser transposta a pé ou a cavalo”. A Quinta do Vau fica precisamente na extremidade da margem "Além Rio", fundindo-se com o leito de água. Aproveitando este acesso direto ao Guadiana, o casal proprietário está a planear disponibilizar caiaques para os hóspedes. Maria José e Luís também querem aumentar a capacidade de alojamento para um total de 11 quartos. Neste momento, a Quinta do Vau oferece sete quartos e um T1 (desde €45).

Talvez pelo embalar das águas, com o leito do rio ali tão próximo, tudo é doce e calmo na Quinta do Vau, a começar pelo trato de Maria José, cuja voz meiga e a atenção prestada a cada pormenor, por exemplo na receção aos hóspedes, que acompanha com todas as explicações sobre o hotel, ou no pequeno-almoço com produtos locais, entre os quais os doces, o pão e a fruta. O ambiente é acolhedor e familiar.

Há café e chá em permanência na sala comum onde se toma o pequeno-almoço, curiosamente outrora local de vacaria quando os avós de Luís Morais Costa moravam na quinta. No terraço exterior é possível usufruir do fim de tarde relaxante, no sossego da Quinta do Vau (Além-Rio, Mértola, Tel. 965645540), ouvindo o som das múltiplas espécies de aves que têm o habitat na zona, enquanto bebe um copo de vinho alentejano.

Todo este ambiente é motivo suficiente para uma deslocação, mas, para quem procura alguma animação, Mértola tem uma agenda rica, incluindo os já famosos Festival Islâmico ou o Festival de Peixe do Rio, em que há sempre algo a acontecer. O Museu de Mértola integra a coleção de arte islâmica mais importante a nível nacional. Ainda durante o mês de junho terão lugar o Encontro Mineiro e as Festas da Vila.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!