Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

James Bond: o agente secreto 007 está de regresso ao Hotel Palácio Estoril

  • 333

O agente secreto James Bond vai regressar a Portugal. 007 volta a ficar alojado no Hotel Palácio Estoril, cenário do filme “On Her Majesty’s Secret Service”, para celebrar os 50 anos da estreia deste filme que em Portugal recebeu o nome de “Ao Serviço de Sua Majestade”. Nos dias 25 e 26 de maio o ator australiano George Lazenby regressa assim ao hotel que serviu de cenário do filme, visitando ainda outros locais que fizeram parte da história do sexto filme da saga 007.

Num evento dedicado aos apreciadores dos filmes do agente secreto mais famoso do mundo, George Lazenby vai também passar pela Praia do Guincho, pelo centro da cidade de Lisboa e pela Serra da Arrábida, cenários dessa longa metragem estreada em 1969. No filme aparecem dois funcionários do Hotel Palácio Estoril, José Afonso e José Diogo, que ainda fazem parte dos quadros da unidade hoteleira e que vão também fazer parte das celebrações.



O filme “On Her Majesty’s Secret Service” foi, quando estreou, pouco aclamado pela crítica, acabando por se transformar numa fita de culto entre os apreciadores da saga 007. Inclui filmagens na Praia do Guincho, logo na sequência inicial, uma pega de touros na Herdade do Vinho, no Zambujal, onde o forcado Nuno Salvação Barreto faz de duplo do ator e termina na estrada da Serra da Arrábida, em Setúbal. Pelo meio há ainda imagens do Palácio de Benfica, do Casino do Estoril, da Joalharia Ferreira Marques, no Rossio em Lisboa onde James Bond compra o anel de noivado e a Ponte 25 de Abril. A piscina do Hotel Palácio Estoril e a fachada são presença recorrente no grande ecrã.



James Bond
ficou alojado no quarto 516, agora com o número 524 devido a remodelações, e a chave entregue por José Diogo ainda existe, se bem que a tecnologia hoje usada no hotel tenha substituído as chaves por cartões magnéticos. O palácio, pode ler-se na edição 2019 do Guia Boa Cama Boa Mesa foi “construído em 1930, no Estoril, continua a ser um exemplo de luxo na “Riviera” portuguesa. A decoração elegante reflete o glamour de outros tempos e um certo conservadorismo, que nem por isso deixa de acompanhar as tendências do mercado atual. O frondoso jardim, a piscina exterior, os restaurantes Banyan Tree Spa, nas antigas Termas do Estoril, são algumas das boas surpresas deste hotel, que oferece 161 quartos (a partir de €130), entre clássicos, executivos e suítes. A piscina exterior, rodeada de verde, é perfeita para aproveitar o verão”.



Mesmo quem nunca entrou no elegante e cosmopolita Hotel Palácio Estoril facilmente imagina que naqueles jardins e dentro do edifício muitos são os locais dignos de fazerem parte do cenário de um filme. O luxo e o requinte são uma constante, desde 1930, ano em que foi construído, bem como a passagem pelo hotel de ilustres figuras do Jet-Set internacional, bem como espiões e personagens diplomáticas no decorrer da II Guerra Mundial.



Um dos mais ilustres hóspedes do Hotel Palácio Estoril foi Ian Fleming, funcionário dos Serviços de Inteligência Naval Britânica, que chegou a Portugal em Maio de 1941 e se hospedou no hotel. O ambiente do hotel e a convivência com Dusko Popov, um célebre agente duplo jugoslavo que trabalhava tanto para o serviço secreto britânicos do MI-6 como para a inteligência nazista do Abwehr acabaria por dar origem ao agente secreto 007, um dos mais populares espiões da história do cinema.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!