Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Penha Longa Resort: 25 anos de ouro e um restaurante novo em Lisboa

  • 333

Quem te viu e quem te vê. Foi a 10 de novembro de 1993 que Sintra ficou a conhecer um projeto único na hotelaria nacional. Nessa época respondi pelo nome de Hotel Penha Longa. Mas, o agora Penha Longa Resort não parou nestes 25 anos e há muitas novidades para breve, incluindo a tão desejada chegada a… Lisboa.

As celebrações foram discretas tendo em conta que decorriam negociações para a entrada do terceiro proprietário, em 25 anos, o que acabou por acontecer, oficialmente, em dezembro, com a chegada dos americanos do Carlyle Group, em parceria com a Explorer Investments. Apesar da mudança, a gestão mantém-se na Ritz-Carlton, empresa do universo Marriott. David Martinez personaliza a liderança e promete intensificar a dinâmica de mudança e expansão mas, acima de tudo, de busca da perfeição dos serviços e do atendimento, que sempre marcaram, pela positiva, este projeto hoteleiro que, ainda recentemente, renovou a Chave de Ouro, atribuída pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2019. “Como uma pedra preciosa que é preciso cuidar, este resort de luxo mantém intocada a sua posição entre os melhores do país”, afirma a última edição do guia.

Neste quarto de século, o resort, envolvido pelo Parque Natural Sintra/Cascais não parou. Antes pelo contrário. Mas, foi a partir de 2015 que as maiores mudanças começaram a ter visibilidade. Um ano depois, o Penha Longa Resort conquistava a Chave de Platina, à época, símbolo do melhor hotel em Portugal. “Mudou de cor, mas a renovação, iniciada há três anos, foi muito mais profunda. Todos os 194 quartos e suítes foram remodelados e modernizados, nasceu uma fantástica infinity pool, suspensa a nove metros do chão, e em 2015 foi inaugurado um novo restaurante de alta gastronomia, com a assinatura do prestigiado chefe catalão Sergi Arola (…) No geral, o hotel acompanhou o evoluir dos tempos e das necessidades dos viajantes. Tornou-se mais contemporâneo e mais cosmopolita, uma verdadeira ilha de luxo e requinte no reino maravilhoso do Parque Natural de Sintra-Cascais”, justificava o guia.

Uma das mudanças mais impactantes foi a da cor do hotel, que passou de cor-de-rosa para castanho camurça “a condizer com os tons terra da Serra de Sintra”. Muito mais mudou nestes últimos anos, do lobby ao Spa, mas também na oferta gastronómica, que teve em novembro o ponto alto com a atribuição, também, de uma estrela Michelin ao japonês Midori, que se juntou ao já premiado LAB by Sergi Arola.

Para breve prometem-se muitas outras novidades, a começar pelo restaurante de fine dining do chefe catalão, que vai ganhar uma nova sala (no piso superior) para novas e envolventes experiências à mesa. Além disso, está prevista a abertura de uma loja de chocolates com a marca do hotel - The Chocolate by Penha Longa, liderado pelo chefe pasteleiro Francisco Siopa, mas ainda sem data especifica para a abertura. Já com data, mas ainda em segredo, está a inauguração de um restaurante de cozinha de autor, no “coração de Lisboa”. Para já, apenas se sabe que abre em junho e que terá um chefe consultor com “três estrelas Michelin”.

Esta expansão, para fora do domínio físico da Penha Longa, não é novidade para os responsáveis pelo resort. Para tal, basta referir que existem dois espaços independentes para grandes eventos em Sintra e no Estoril, além da gestão do Vila Tamariz Utopia, um projeto mais vocacionado para os meses quentes, com esplanada, lounge, bar e restaurante numa das mais conhecidas praias da Costa do Estoril.

O Penha Longa Resort (Quinta da Penha Longa, Estrada da Lagoa Azul, Linhó. Tel. 219249011) promete mais 25 de anos de excelência na hotelaria, a bem de Sintra e do turismo nacional.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!