Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Na Madeira, o novo Hotel Galomar produz toda a energia que consome

  • 333

Em termos energéticos, é o primeiro alojamento autossustentável da Madeira. Depois de uma demolição do edifício original, que remontava aos anos 70, o novo Hotel Galomar, do Galo Resort, foi construído de raiz e abriu em julho de 2018, com a ambição de ser uma referência de sustentabilidade.

Este quatro estrelas de 77 quartos (desde €110, todos com varanda e a maioria vista mar) é autossuficiente, produzindo toda a energia que consome. Os 542 painéis solares fotovoltaicos geram energia e os 77 painéis solares térmicos aquecem a água. Mas a preocupação ambiental é transversal. Para a decoração e revestimento, por exemplo, recorre-se ao resysta, material reciclado a imitar a madeira (mas mais resistente), feito a partir de casca de arroz e que torna desnecessário o abate de árvores. A ligação ao artesanato é assegurada pela utilização do típico vime madeirense.
Importantes são, também, a iluminação led ativada por sensores de movimento, a separação de lixo em todos os andares e o reaproveitamento das águas pluviais para limpeza. Existem displays de consumos energéticos nos quartos e serão estabelecidos objetivos de consumos diários que “ podem dar um prémio”, se forem atingidos pelos hóspedes.

Ainda nos alojamentos, de ambiente inspirado na flora da ilha, as amenities são dispensadas por doseadores e há tapetes de ioga à disposição. Nos wcs, destaque para as placas de purificação do ar (funcionam por fotocatálise e tornam desnecessário o uso de químicos adicionais na limpeza) e para os espelhos que permitem conectar o bluetooth.
Conheça o Restaurante Atlantis, à base de peixe e grelhados, a pizzaria, e o Capoeira Lounge Bar, onde se evidencia a rocha vulcânica e se escuta música ao vivo e DJ's, ao fim de semana. É onde deve ir para assistir ao pôr do sol, ao fim da tarde. Aproveite para provar os gelados artesanais, a seleção exclusiva de vinhos, cocktails e gin madeirense.

A piscina exterior é de água salgada e esta transborda para uma “mini-levada”. Descanse no Ashoka Spa, que contém banho turco, sala de relaxamento, três saunas (a “Finlandesa”, a 90 graus; a “Bio”, a 65 a graus, e a de infra-vermelhos) e quatro salas de tratamentos ayurvédicos. Um elevador leva ao complexo balnear do Lido Galomar, que tem acesso direto ao oceano... Pergunte pelo centro de mergulho, inserido na Reserva Natural Subaquática do Garajau.

Sobranceiro ao mar, o Hotel Galomar (Rua Baden Powell, Caniço, Santa Cruz, ilha da Madeira. Tel.291930930) disponibiliza ainda um solário, jardim de ervas aromáticas e um posto de abastecimento para carros elétricos.

O Boa Cama Boa Mesa viajou para a ilha da Madeira com o apoio da TAP Air Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!