Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Des Arts Hostel & Suites: Uma casa com alma de artista

  • 333

Há casas com história dentro. A desta faz-se de amigos, visitas e homenagem aos nomes grandes da terra, piscando o olho a uma criatividade que não se esgota no passado. Foi durante décadas o único hotel de Amarante, sala de visitas dos que visitavam a cidade, berço de artistas plásticos e escritores. Agora renasceu com alma própria, a identidade artística sempre presente e uma atmosfera muito descontraída.

O Des Arts Hostel & Suites ocupa uma casa de família que se transformou em hotel - o Grande Hotel Silva foi o primeiro a abrir em Amarante, corria a primeira década de 1900. O legado de décadas como sala de visitas da cidade ainda está bem presente, mas situa-se num bom equilíbrio com o que hoje há de mais vibrante pela região.

A homenagem ao passado, especialmente aos muitos artistas que por aqui passaram, em visita ou por serem amigos da família, encontra-se tanto no nome dos quartos, dedicados a ilustres da cidade, ou no espaço onde se exibem fotografias de Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrare, Austina Bessa Luís, Cruzeiro Seixas ou Mário Cesariny. Simultaneamente, o espaço vive de novos artistas: Rapidamente o Bar do espaço, aberto ao púbico em geral, se tornou ponto de encontro para várias gerações de amarantinos que aqui vêm pelos chás biológicos, os cocktails de assinatura, o vinho a copo ou o vinho quente, assistir a concertos e outras atividades. Além disso, por todo o espaço há ilustrações de artistas locais a indicar quer os cocktails de autor, quer o elevador, os quartos ou a cozinha comunitária.

É nesta que se servem os pequenos almoços e se acolhem workshops ligado a várias vertentes da gastronomia. Daqui, como aliás de quase todo o Hostel, se avista o Tâmega e as suas muitas árvores envolventes, mas a melhor panorâmica sobre esta paisagem é a que se usufrui a partir do terraço, montado para usufruto dos hóspedes e clientes do bar sempre que o tempo o permite. Quando isso não acontece, o melhor é resguardar-se no calor da agradável lareira que é o coração do bar e, no inverno, está sempre acessa.

É também deste terraço que, olhando para baixo, se vê um quadro do artista amarantino Amadeu de Sousa Cardoso em formato de… jardim. Um dos muitos detalhes que tornam esta casa - ainda propriedade da mesma família - especial.

Com 15 quartos duplos (desde €50) e 9 camaratas (a partir de €15), o Des Arts Hostel & Suites (Rua Cândido dos Reis, 53 Amarante. Tel. 255 095 951) , aberto desde agosto de 2017, tem também preocupações com o ambiente: sempre que possível utilizam-se energias renováveis, como a solar, produtos biológicos e provenientes de comárcio justo, além de que muitos materiais da antiga casa foram aproveitados para a decoração deste espaç, como é o caso do candeeiro da receção, das mesas do bar e dos espelhos das casas de banho, além de objetos como o cofre e o antigo rádio que lembram o legado histórico da casa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!