Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Monte do Giestal: Homenagem ao Alentejo, entre burras e sobreiros

  • 333

Quando Guida Silva propôs converter uma propriedade da família num turismo rural, em Abela, Santiago do Cacém, havia uma orientação inevitável: respeitar o meio envolvente. O Alentejo, nas suas variadas expressões, estaria sempre presente. Foi isso que aconteceu com a abertura, em 2011, do Monte do Giestal - Casas de Campo & Spa.

Este alojamento é composto por dez casas de campo (desde €100), de tipologias T1 e T2. Têm nomes de árvores que se encontram na zona, como a azinheira, o sobreiro e o zambujeiro, e dos seus frutos. O branco, amarelo e azul das paredes, remetem para o tradicional monte alentejano. Dentro de portas, sobressai a funcionalidade e a amplitude das áreas. E a decoração à base de cortiça, madeira e dos tons terra, “trazendo o montado para o interior”.

Depois de um pequeno-almoço bem composto, parta à descoberta da propriedade e da beleza da paisagem. O prazer pode chegar de uma caminhada tranquila pela natureza, do ar puro ou do balançar numa cama de rede, aproveitando os raios de sol... Quando o calor regressar em força, refresque-se nas piscinas, tratadas com sal.

Para quem ainda não sabe, há dois “segredos” para desvendar no Monte do Giestal. Por um lado, deve conhecer as amorosas burras Bolota e Giesta, que substituíram o falecido cavalo Jotinha na qualidade de mascotes do Monte. Mesmo que estejam longe da cerca, só precisam de se aperceber que chegou alimento para se aproximarem.

Outro dos tesouros do Monte do Giestal é um enorme sobreiro. A julgar pela estrutura e envergadura, “acredita-se que terá cerca de 500 anos”, explica Guida. Nunca se lhe conseguiu retirar cortiça: numa das tentativas, caiu até um raio e “entendeu-se que era um sinal para não mexer”. Há, por isso, uma certa mística em torno deste sobreiro: “As pessoas dizem que tem boas energias, gostam de visitar, fazer piqueniques e até casamentos civis” neste local.

Como o descanso nunca é demais, no final pode seguir para o sofá ou o spa, que se despe de budas e símbolos orientais em favor da cortiça e grandes janelas para o campo. “Queríamos que as pessoas não se esquecessem que estão no Alentejo”, justifica Guida Silva. Piscina interior aquecida, duche sensações, sauna, banho turco, área de relaxamento, banheira ofurô de hidromassagem e duas salas de massagens são as facilidades da área de wellness. Pela originalidade, tome nota da massagem especial com esfoliação à base de granulado de cortiça, mel e alecrim, e relaxamento induzido através de rolos de cortiça.

O Monte do Giestal - Casas de Campo & Spa (BRIC 801, Cova do Gato, Abela. Tel. 269902068) prepara a abertura de mais cinco quartos.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!