Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

"Eu sei que vou te amar": Vinícius de Moraes inspira quarto em hotel de Lisboa

  • 333

CATIA BARBOSA

Relembrando a passagem por Portugal de Vinícius de Moraes em 1968, quando ficou alojado no Hotel Império - hoje Hotel Britania - o quarto 24 homenageia um dos grandes poetas e compositores brasileiros que ainda hoje inspiram grandes melodias. Celebrando o músico, o número 24 deste hotel é agora o “Quarto Vinícius de Moraes”. Fotografias, livros, excertos de poemas e discos convidam à descoberta da sua extensa obra.
O espaço foca a passagem do poeta por Portugal, os espetáculos do ciclo “Boa Música do Brasil” no Teatro Villaret e celebra particularmente os 50 anos passados sobre a gravação desse disco histórico.

"Soneto de Fidelidade"
A 19 de novembro de 1968 Vinícius de Moraes chega a Lisboa a bordo do navio “Eugénio C”. Entrevistado por Henrique Mendes para a RTP refere que vem a Portugal a convite de Mourão Ferreira. Quer conhecer melhor o país, Amália Rodrigues e os poetas portugueses e, sem saber ainda quando ou onde, pretende fazer aqui um espetáculo.

Raul Solnado era, desde 1965, o proprietário do então novíssimo Teatro Villaret e a sua casa o ponto de encontro dos artistas brasileiros que vinham a Portugal. Foi a convite de Solnado que Vinícius faz ali, com Baden Powell e Márcia, quatro espectáculos. Mais tarde, em Abril de 1969, apresenta um novo espetáculo desta vez com Chico Buarque de Holanda e Nara Leão.

Um mês após a chegada a Lisboa, a 19 de dezembro, Vinícius encontra-se com Amália Rodrigues e desta reunião nasce o disco “Amália/Vinícius”. Presentes estão, entre outros, os poetas Ary dos Santos, David Mourão Ferreira e Natália Correia, casada com Alfredo Machado, o proprietário do Hotel do Império (hoje Hotel Britania) onde Vinícius ficaria mais tarde hospedado.

“Pátria Minha”
Nascido no Rio de Janeiro no dia 19 de outubro de 1913, Marcus Vinícius de Mello Moraes (Vinícius de Moraes) foi diplomata e um dos mais importantes poetas e compositores brasileiros do século XX. Fez parcerias musicais com Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Francis Hime, Carlos Lyra entre outros.

Músicas como "Garota de Ipanema" tornaram-se verdadeiros hinos da Música Popular Brasileira (MPB). Compôs bandas sonoras para filmes e novelas e participou em concertos e gravações com cantores e compositores como Chico Buarque de Hollanda, Elis Regina, Dorival Caymmi, Maria Creuza, Miúcha, Nara Leão, Maria Bethânia e muitos outros.

Enquanto poeta, Vinícius cantou a figura feminina e o amor mas também os temas sociais do seu tempo.

“Berimbau”
O Hotel Britania integra os Hoteis Heritage Lisboa que reúnem refúgios de charme localizados no centro histórico da capital, em antigas casas ou edifícios históricos, propriedade de famílias portuguesas, que se uniram para criar ambientes intimistas, numa estreita ligação entre a cidade e o seu património e cultura. O grupo integra cinco unidades hoteleiras: As Janelas Verdes, Heritage Avenida Liberdade Hotel, Hotel Britania, Hotel Lisboa Plaza e Solar Do Castelo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!