Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Torre de Palma Wine Hotel: Alentejo de charme

  • 333
1 / 19

2 / 19

3 / 19

4 / 19

5 / 19

6 / 19

7 / 19

8 / 19

9 / 19

10 / 19

11 / 19

12 / 19

13 / 19

14 / 19

15 / 19

16 / 19

17 / 19

18 / 19

19 / 19

Oficialmente inaugurado na passada semana, esta é uma unidade que vai, certamente, marcar a paisagem turística do norte alentejano. Por Ana Margarida Santos

(Fotogaleria) Por Torre de Palma já passaram romanos, a Ordem de Avis, a coroa portuguesa e até uma cooperativa agrícola pós-revolução. Localizada junto à aldeia de Vaiamonte, em Monforte, esta herdade ganha novamente vida, convertida num empreendimento turístico de cinco estrelas dedicado ao vinho e às vivências do Alentejo.

O Torre de Palma Wine Hotel é composto por 19 unidades de alojamento. As diferentes tipologias contam também a história da propriedade, refletindo o seu passado senhorial e o modo de vida alentejano. As antigas casas dos ganhões (trabalhadores agrícolas) transformaram-se em oito casas alentejanas (suites independentes), o armazém deu lugar a um loft rural, com cinco quartos, o celeiro proporcionou outros cinco quartos e existe ainda a suite principal. Cada quarto e cada divisão conta um pouco da história deste monte, com destaque para as ligações ao cavalo lusitano, à arqueologia, à coroa e ao Alentejo.

O ex-líbris deste espaço rural é mesmo a idílica paisagem que se avista do cimo da torre, quer seja ao pôr-do-sol ou numa sempre bela noite de céu estrelado. As vinhas, a planície alentejana e um imenso céu apaixonam mesmo em dias de chuva e nem as fotografias fazem justiça a esta imagem de postal.

Workshops de agricultura biológica, observação de estrelas, birdwatching, passeios pela natureza, falcoaria, atividades equestres e passeios de balão de ar quente fazem parte da experiência de charme que o Torre de Palma Wine Hotel pretende oferecer, levando os visitantes a descobrirem e a viverem as tradições do Alentejo.

Esta unidade turística familiar conta ainda com adega, restaurante, zona de Spa, piscinas (interior e exterior), capela, espaços para eventos, horta biológica e, futuramente, um picadeiro.


Vinho, sabores e mais experiências
O Torre de Palma Wine Hotel não se resume ao alojamento. Recuperando a tradição agrícola do monte, a vinha foi replantada com castas portuguesas e a experiência do vinho funde-se com a identidade deste empreendimento. Com produção própria, todo o processo do vinho, desde a vindima à pisa artesanal, pode ser acompanhado pelos hóspedes, que podem ainda participar nas diversas provas de vinhos, workshops e jantares vínicos.

Fazer pão na casa do forno de lenha e ateliês de gastronomia alentejana no restaurante Basilii, são outras propostas do Torre de Palma Wine Hotel.
Numa clara aposta nos produtos endógenos, criando valor e a marca Torre de Palma, com produção própria e parcerias com a comunidade local, a loja da unidade promove também os sabores da região.

Torre de Palma Wine Hotel
Herdade de Torre de Palma, Monforte
Tel.: 245 038 890

 

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.