Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Segredos de Portugal: Preguiçar com os pés na albufeira

  • 333
Casa da Ermida de Santa Catarina
1 / 20

Casa da Ermida de Santa Catarina

2 / 20

3 / 20

4 / 20

5 / 20

6 / 20

7 / 20

8 / 20

9 / 20

10 / 20

11 / 20

12 / 20

13 / 20

14 / 20

15 / 20

16 / 20

17 / 20

18 / 20

19 / 20

20 / 20

Em Santa Eulália, perto de Elvas, a Casa da Ermida de Santa Catarina é um refúgio que merece ser descoberto ao sabor da leve ondulação das águas do Caia

Relaxe, deitado, e aproveite a tarde para uma sesta… com os pés nas mornas águas da Albufeira do Caia. Em alternativa, deixe-se ficar ao longo do entardecer e assista a um pôr-do-sol único, numa das day-beds instaladas na margem da albufeira. Esta é “apenas” uma das muitas propostas da Casa da Ermida de Santa Catarina, um segredo no Alto Alentejo, uma unidade de turismo em espaço rural que beneficia de uma localização única e de uma recuperação ímpar.

A Casa da Ermida de Santa Catarina, a poucos quilómetros da localidade de Santa Eulália, está implantada numa península desenhada pelo enchimento Albufeira do Caia, no concelho de Elvas. Encontra-se rodeada por velhas azinheiras e por uma riqueza natural deslumbrante.

O velho monte da Herdade da Rocha foi recuperado pela paixão e pelo lápis de um arquiteto e, por tal, os interiores são ricos em sinais de uma vida cheia e de detalhes que encantam quem aqui pernoita. Na casa, a lareira parece concorrer com a luz que entra pela enorme vidraça. Recoste-se e aprecie o bom gosto dos objetos, a forma cuidada e original com que os seis quartos e a fantástica suite, no primeiro piso, foram recuperados.

A ermida quinhentista, que dá nome ao local, foi recuperada para o património e para o culto, sendo também acessível por barca a remos, o que reforça o seu notável casamento com a natureza envolvente.

É assim, com os olhos postos nas águas calmas do Caia (nesta albufeira está proibida a utilização de embarcações a motor), que se garante uma tranquilidade quase paradisíaca, que permite a todos o usufruto do direito de cada um ao silêncio. Seja nas day-beds, seja nas redes montadas nas margens da albufeira.

Para além da saudável preguiça alentejana, a partir da Casa da Ermida de Santa Catarina, pode igualmente, aventurar-se de canoa e explorar os recantos e ilhas que existem ao longo do espelho de água. À boleia, leve um cesto de piquenique para uma refeição romântica.

Fotos: DR e Casa da Ermida de Santa Catarina

Conheça este e outros Segredos de Portugal com o  jornal Expresso.

Segredos de Portugal: Experiências únicas nas águas do Algarve
Segredos de Portugal: Caminhada aquática no Rio Ceira
Segredos de Portugal: Entre grifos e lendas no Castelo do Rei Wamba
Segredos de Portugal: Sunset com jacuzzi